Com espírito empreendedor desde muito cedo, Robson Cesar Ribeiro, saiu de Uauá, sua cidade Natal, aos 15 anos, em busca do seu sonho de abrir um negócio próprio. Aportou em Juazeiro e, enquanto frequentava a escola, ganhou da irmã Regilane Ribeiro uma máquina copiadora. Estava aí o início da sua história empreendedora. Robson fazia cópias de apostilas para vender aos colegas de faculdade, sua primeira clientela. Em 2006, em sociedade com o colega Mércio Loiola, abriu a Copylan, empresa que é copiadora e lan house. Com a desistência do sócio, o empresário trouxe sua esposa, Suelane Guimarães, e os sogros, Reginaldo Régis e Cleusa Guimarães, transformando o empreendimento em empresa familiar.
“Eu era dono da copiadora e Mércio da lan house, por isso o nome Copylan. Quando ele saiu da sociedade eu comprei os computadores, com a ajuda dos meus familiares, e hoje tocamos a empresa. Prosperamos e, com a ajuda do Sebrae, a gráfica foi se reinventando, inovando e estamos colhendo os frutos, através de muito trabalho e de muitas pessoas que me ajudaram e me ajudam”, resume. Hoje a Copylan oferece todos os produtos os serviços de impressão em Offset, gráfica rápida, brindes personalizados, carimbos entre outros.
O negócio cresceu e foi se consolidando no mercado da região, mas ainda faltavam mecanismos para explorar seu potencial. Robson sentiu que precisava inovar fazendo algo que o diferenciasse dos concorrentes. Não demorou para que o Sebrae aparecesse em seu caminho. Primeiro com o Empretec, depois participando de diversas consultorias, entre elas as de marketing, vendas, recursos humanos e finanças. A parceria foi determinante para a sobrevivência do negócio. Robson revela que, em 2014, passou por um momento muito difícil financeiramente, buscou o Sebrae e, com o suporte de consultoria especializada, resolveu o problema.
A Copylan conta com 30 colaboradores, atende clientes de todo país e passa por um momento de expansão. Para isso, seu fundador está investindo em máquinas modernas e qualificação pessoal. “Devemos estar atentos às transformações do mercado, principalmente na pandemia e pós pandemia. Antes 90% das nossas vendas eram presenciais e 10% digitais e hoje inverteu. Estamos em um ramo promissor, que tem muita demanda. A atuação no mercado eletrônico possibilitou um significativo aumento de vendas para consumidores do estado e do país”, afirma.
Para Robson, todo esse sucesso tem características imprescindíveis: “se dedicar ao que faz, fazer com prazer, trabalhar muito, sempre se especializar, procurar consultorias, ser humilde, dar o seu melhor, acreditando em Deus, e se cercar de bons profissionais. Tenho pessoas maravilhosas ao meu lado, como minha esposa, cunhada, meus pais e sogros, além de colaboradores que me acompanham desde a criação da empresa”, avalia.
O gerente da Unidade Regional em Juazeiro, Carlos Cointeiro, destaca o conhecimento como principal motivo para o bom desempenho da Copylan. “Robson sempre enxergou a importância da qualificação para a sobrevivência do negócio. Considero a empresa um exemplo de como o apoio do Sebrae é determinante na gestão empresarial. A inovação da Copylan também nos chama a atenção. Com o desafio imposto pela pandemia do coronavírus, o empresário percebeu a mudança de comportamento do consumidor e até ampliou o mercado. Hoje a empresa familiar colhe bons frutos”, avalia.
Ascom