‘Atitude de gente criminosa’, diz Rui sobre briga entre organizadas de Bahia e Vitória

0

O governador da Bahia Rui Costa (PT) falou nesta segunda-feira (5) sobre as cenas de guerra protagonizadas por integrantes da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI), ligada ao Vitória, e da Torcida Organizada Bamor, ligada ao Bahia, neste domingo (4), no bairro de São Caetano (leia aqui). Os grupos entraram em confronto e um carro foi usado como arma ao entrar de ré em alta velocidade no meio da multidão. Ao menos três homens ficaram feridos.

“Lamentável. Prefiro não chamar essas pessoas de torcedores e, me permitam, nem de organizadas. Queria até fazer um apelo para imprensa, rádio, mídia que não chamem mais essas pessoas de torcedores. Torcedor não é isso. Eu vi o vídeo daquele cidadão dando ré no carro e atropelando as pessoas, isso é torcida de time? Aquilo não é torcedor. Chamar uma pessoa daquela de torcedor, para mim é um equívoco. Passa uma nuvem de fumaça no que é, aquilo é um criminoso. Tem que ser tratado de criminoso alguém que deliberadamente usa o veículo como uma arma para matar outras pessoas. O que isso tem a ver com esporte, com torcida, com paixão por um time? Não tem nada a ver. Isso é atitude de gente criminosa”, afirmou durante evento realizado no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas, que entregou 20 ônibus elétricos que vão circular na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Acionada para conter a confusão, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) divulgou ainda no domingo que 53 pessoas uniformizadas com o símbolo da TUI foram detidas e levadas para a Central de Flagrantes, da Polícia Civil da Bahia.

“Ontem mesmo, assim que eu soube do episódio, liguei para o secretário de segurança, para o sub-secretário, para a delegada-chefe, para o comandante da PM… Pessoalmente, falei com os quatro. Pedi envolvimento pessoal imediato dos quatro para efetuar todas as medidas cabíveis e legais no episódio. Hoje de manhã já falei novamente pedindo o maior rigor e será tratado com prioridade e rigor”, disse Rui Costa.

A Polícia apreendeu o carro, um VW Gol, usado na briga para atropelar pessoas. No entanto, o proprietário do veículo, que já foi identificado, não foi encontrado (veja aqui). O chefe de estado ainda criticou a legislação mais especificamente sobre o tema de prisão em flagrante.

“Estou com um relatório aqui no meu celular, foram levadas para a delegacia 54 pessoas. Todas foram interrogadas e indiciadas, classificadas de formas diferentes com as atitudes que as imagens demonstraram e a investigação vai seguir. Inclusive ontem, não sei se hoje já conseguiram prender. Ontem não tinham conseguido ainda, mas já tinham identificado o proprietário do carro, mas está foragido e a polícia está atrás. Hoje com certeza nós vamos prendê-lo. Ele deve estar fugindo para evitar o flagrante das 24 horas”, comentou. “É isso o que eu digo da legislação, que fica dando brecha a bandido. Isso é bandido Por que é que alguém que tentou matar outra pessoa tem que ter o prazo máximo de 24 horas para ser caracterizado flagrante? Qual a diferença de prender um marginal desse em 24 ou 26 ou em 28 horas? Por que ele tem que ser tratado diferente se foi preso em 24 ou 28 horas? Me respondam. Essa brincadeira só tem no Brasil, que alguém matou outra pessoa é tratada diferente ser for presa dentro de 24 horas ou se for presa 30 horas depois, qual a diferença que isso faz? Quer dizer, isso estimula que as pessoas fujam, se escondam, passe as 24 horas e vai lá se apresentar com o advogado, que brincadeirinha é essa? Por isso que eu insisto que a Lei no Brasil precisa mudar”, finalizou.

Bahia Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome