Equipe gestora do Universidade Para Todos visita Sento-Sé para avaliar andamento do programa no município

Equipe gestora do Universidade Para Todos visita Sento-Sé para avaliar andamento do programa no município

Sento-Sé recebeu nesta quarta-feira (14) a visita da equipe gestora do Programa Universidade Para Todos (UPT). O gestor de polo Elioteneze Batista Ferreira dos Santos, juntamente com o coordenador pedagógico do polo, Josemar da Silva Martins (Pinzoh), os alunos que fazem parte do programa no município, a equipe técnica que faz o acompanhamento e também a técnica pedagógica municipal, Adriana de Sá Passos Santos, que esteve representando o Secretário Municipal de Educação, estiveram reunidos para avaliar como está o andamento do programa no município.

O município aderiu ao programa em 2020, e concluiu sua primeira turma em 2021, inclusive com alunos aprovados em Universidades em outros estados. Este ano, um total de 89 cursistas foram matriculados para o Programa em Sento-Sé. “Através da parceria estabelecida para a implementação do Universidade Para Todos-UPT em nosso município, os jovens têm a oportunidade de receber um suporte para se preparar para o Enem e vestibulares da região. É uma forma de potencializar o conhecimento e a preparação dos alunos. A gestão municipal não mede esforços para que a educação no município seja de qualidade em todas as esferas”, ressaltou Adriana de Sá Passos Santos.

O gestor de polo do programa, Elioteneze Batista Ferreira dos Santos, explica que os encontros acontecem mensamente e têm como objetivo acompanhar de forma pedagógica o desenvolvimento da turma que está fazendo o UPT. “Na visita deste mês, além do já rotineiro acompanhamento, estamos trazendo também para os alunos algumas informações e orientações importantes como: a proximidade do período de provas do Enem e vestibulares, como o vestibular da Uneb que acontece em dezembro e deve abrir o processo de inscrições entre esse mês e o próximo, a importância da manutenção da frequência deles às aulas para garantir a isenção no pagamento da inscrição, a reabertura das inscrições para professor monitor e também a possibilidade de Sento-Sé sediar uma turma para o curso de Administração, na modalidade EAD, vinculado ao polo Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) de Juazeiro”, explicou Elioteneze.

Júlio Cesar está cursando o 3º ano do ensino médio e também participando das aulas no UPT, para ele o Curso Pré-vestibular representa uma oportunidade de reforçar alguns conhecimentos que não ficaram tão claros no período de pandemia, quando as aulas foram ministradas no formato online. “Depois da pandemia fiquei interessado em me aprofundar em algumas matérias, assuntos, pois esse ano quero fazer o Enem e sei que um curso pré-vestibular ajuda muito a ampliar o nosso conhecimento focando no Enem, no vestibular. E quando soube das inscrições para o UPT e que é totalmente gratuito, não pensei duas vezes”, disse o estudante que sonha em cursar arquitetura.

Para Débora Oliveira, que concluiu o ensino médio em 2005, e hoje trabalha como professora substituta, ingressar no UPT significa realizar o sonho de ser uma pedagoga. “Há muito tempo quero fazer um curso de nível superior, mas as condições financeiras não permitem, fiquei sabendo do curso pré-vestibular pela gestora da escola que trabalho, e me agarrei a possibilidade de buscar a minha formação profissional”, declarou Débora.

Inscrição para professor monitor – De acordo com Elioteneze as inscrições para professor foram reabertas novamente na tentativa de conseguir a adesão de mais professores para ministrar as aulas de forma presencial. “Os alunos têm esse anseio, essa necessidade, é por isso que apesar de termos hoje aulas via mediação tecnológica, os alunos estão em sala e o professor faz a complementação via mediação tecnológica”, explica o gestor.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.