Representantes de Sento-Sé participam do Encontro Interterritorial de Experiências Exitosas da Agricultura Familiar

0

Representantes da Prefeitura de Sento-Sé participaram na última sexta-feira (23) e sábado (24) do Encontro Interterritorial de Experiências Exitosas da Agricultura Familiar. O encontro que aconteceu no Distrito de Carnaíba do Sertão (Juazeiro), reuniu mais de 100 participantes de 11 municípios dos Territórios de Identidade Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru. Representaram Sento-Sé no evento a Assistente adjunta do secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Jaciara Ladislau, a Agente Comunitária Rural do município, Sirlene Maria dos Santos Silva e a agricultora familiar, Raimunda Luciana Ferreira da Silva.

Entre as experiências exitosas apresentadas no encontro estiveram: as práticas de guardar sementes crioulas, realização do recaatingamento de áreas degradadas, a reutilização de águas do tratamento de esgoto na produção, o cultivo consorciado em sistema de agrocaatinga e implementação dos quintais produtivos da família, entre outras foram apresentadas durante o Encontro.

De acordo com Jaciara Ladislau muitas das experiências apresentadas no encontro estão sendo desenvolvidas em Sento-Sé. “É muito importante participar de um evento como este, onde podemos falar das nossas experiências e conhecer outras. Muito do que foi apresentado no encontro já está em franco desenvolvimento no nosso município como o recaatingamento que está acontecendo nas comunidades de Fartura, Sítio e Riacho de Santo Antônio, a implementação do banco de Sementes Crioulo no Assentamento Antônio Guilhermino, o Biodigestor na fazenda Beleza próxima ao projeto Itapera, temos os Quintais Agroecológicos em Aldeia, Pascoal, Limoeiro, Itapera, Andorinha, Brejo de dentro e Brejo de Fora, Riacho Santo Antônio, Sítio e Fartura e ainda as Feiras Agroecológicas na sede do município e no Brejo de Fora, vale destacar que a feira do município foi exemplo para as feiras de outros municípios e localidades como: Remanso, Juazeiro, Bem Bom, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lurdes”, destaca Jaciara.

O gestor da pasta de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, destaca que o município tem buscado desenvolver diversas políticas públicas que favoreçam e fomentem o desenvolvimento da agricultura familiar em Sento-Sé. “A gestão da prefeita Ana Passos Sempre incentiva e apoia a participação de representantes do nosso município em eventos que agreguem informação, conhecimento que possam contribuir para o desenvolvimento das ações em Sento-Sé. Um evento como esse mostra a necessidade das organizações, dos agricultores, das redes trabalharem em conjunto, para ganharmos mais força e construção de políticas públicas mais adequadas a nossa realidade”. Pontuou Sandro Jatobá.

Os resultados apresentados no evento são frutos de um projeto executado pelo Irpaa, pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop) o Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade (Sajuc) e participação efetiva das Prefeituras, por meio de suas secretarias de agricultura. As atividades contam com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que é um órgão do Governo do Estado da Bahia, com recursos advindos de Acordo de Empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

 

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome