Aconteceu nesta terça-feira (1), na Câmara Municipal de Juazeiro, a solenidade de entrega do Título de Cidadão Juazeirense ao Promotor de Justiça Raimundo Nonato Santana Moinhos. A indicação do Vereador Alex Tanuri é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município nos dois períodos em que atuou no município como Promotor de Justiça.
Raimundo Moinhos atuou em Juazeiro entre os anos de 1998/2003, retornou ao MPBA na capital e em 2016 voltou a servir a Juazeiro, onde atualmente exerce a função de Coordenador das Promotorias de Justiça e Promotor do Júri.
A solenidade, aberta pelo Presidente da Câmara, Berg da Carnaíba, contou com uma saudação feita pelo advogado criminalista Rafael Lino e pelo autor da homenagem.
“O senhor agora é um juazeirense tal qual João Gilberto, Luiz Galvão, Ivete Sangalo, Daniel Alves e tantos outros, nascidos aqui ou os que adotaram Juazeiro e que contribuem com o desenvolvimento desta terra”, disse Alex Tanuri.
Quitéria Lima, presidente da UBM- União Brasileira de Mulheres/Juazeiro, ressaltou a contribuição de Raimundo Moinhos na luta contra a violência doméstica, destacando atuação firme do promotor nos casos de feminicídio que chocaram a comunidade juazeirense.
“Por mais homens que ocupam espaços de poder como o Dr Raimundo Moinhos. Precisamos de mais parceiros como este promotor na luta em defesa das mulheres”, disse a presidente.
Emocionado, o mais novo cidadão juazeirense falou da sua forte ligação com Juazeiro, cidade que conheceu aos 2 anos de idade e declarou que é no município que quer fechar seu ciclo profissional e criar seus três filhos, reafirmando seu compromisso em servir à Juazeiro.
A solenidade foi prestigiada por autoridades das forças de segurança, do meio jurídico, colegas do MPBA, vereadores, familiares e representantes da sociedade civil.
Raimundo Moinhos também receberá a mesma homenagem no município de Petrolina. Foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal do município vizinho a concessão da honraria ao promotor. A autoria do Título de Cidadão Petrolinense a Moinhos é dos vereadores Alex de Jesus e Osório Siqueira “pelos relevantes serviços prestados como na área social, contribuindo com o desenvolvimento de Petrolina e região do São Francisco”. A data da outorga da homenagem ainda não foi divulgada.
Histórico
Raimundo Nonato Santana Moinhos, 52 anos, nasceu em Salvador (BA). Filho de José Bernardino Santos Moinhos e Ruth Santana Moinhos, está há 26 anos atuando o Ministério Público da Bahia. É casado com Ana Carolina Iunes Santana Moinhos, com quem tem três filhos.
Raimundo Moinhos foi aluno oficial da Academia da Polícia Militar da Bahia e é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Em 1997 foi aprovado no concurso para Promotor de Justiça da Bahia, e já atuou nos municípios de Jiquiriçá, Bom Jesus da Lapa, Remanso, Juazeiro, Valença, Conceição do Coité e Salvador.
Em Salvador, ele exerceu os cargos de Coordenador do Núcleo do Júri, Coordenador do Grupo de Combate ao Crime Organizado e Coordenador do Centro de Apoio e Segurança Pública.
O Promotor Raimundo Moinhos atuou em Juazeiro entre os anos de 1998/2003, retornou ao MPBA na capital e em 2016 voltou a servir a Juazeiro, onde atualmente exerce a função de Coordenador das Promotorias de Justiça e Promotor do Júri.
Raimundo Moinhos, profissional de extrema importância dentro do meio jurídico da Bahia, conta com o reconhecimento da população pela sua atuação firme, ética e responsável na defesa dos interesses da sociedade.
Tem agido na instauração de inquéritos civis e ações civis públicas para elucidar supostos crimes e atuado, com destaque, em juris de crimes de grande repercussão no Vale do São Francisco.
Redação PNB