Após as últimas chuvas que caíram na região, até o momento, três famílias estão desalojadas, no total de 15 pessoas, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, segundo dados da Defesa Civil. Somente na madrugada de sexta-feira (04), a chuva superou a média prevista para o início de novembro, chegando um acumulado de aproximadamente 106 milímetros e algumas áreas passou de 120 milímetros.
De acordo com a secretária executiva de Políticas Públicas da Assistência Social, Francinete Panta Nery, as famílias desabrigadas pelas chuvas encaminhadas pela Defesa Civil, serão alojadas, provisoriamente, no Centro de Convivência do Idoso (CCI Mimi Cruz). Serão disponibilizados colchões, travesseiros, cobertores, alimentação, material de limpeza e de higiene, além de assistentes sociais e psicólogos para realizar a triagem, fazer os encaminhamentos necessários e o acolhimento.
A identificação dos desabrigados está sendo feita pela equipe técnica do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) que recebe as demandas das famílias, e toma as devidas providências. Até o momento, duas famílias foram encaminhadas e acolhidas.
Em relação às pessoas em situação de rua, Francinete reforça ainda as mesmas estão sendo abordadas e levadas para o Abrigo Municipal e o Centro Pop, que passarão a funcionar 24h enquanto durar o período de chuvas.
As famílias que precisarem de alojamento podem entrar em contato com a equipe de Abordagem Social através do número: (87) 98838-7979, ou com o Corpo de Bombeiros através do 193 ou (87) 98877-2497 (whatsapp).
Serviço:
– Abrigo Municipal de Petrolina:
Endereço: Rua 14, S/Nº, Jardim São Paulo
Para população em situação de rua
– CENTRO POP:
Endereço: Rua Crispim Amorim, Nº 269, Centro.
Exclusivamente para pessoas em situação de rua.
Funcionará 24 horas enquanto durarem as chuvas fortes.
– CCI MIMI CRUZ:
Endereço: Avenida da Mirra, Nº 490, Jardim Amazonas
Para pessoas/famílias desabrigadas pelas chuvas, encaminhados pela Defesa Civil.
Previsão
A possibilidade de chuvas moderadas e fortes deve prosseguir até domingo (06). Por isso, a população deve redobrar o estado de atenção e, diante de situações de anormalidade e possíveis riscos, acionar o Corpo de Bombeiros, no número 193 ou pelo whatsapp (87) 98877-2497.
Alerta de chuvas
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas e outros fenômenos que demandem maior atenção. Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.
Com informações da Ascom