Em alguns estados brasileiros, a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 3 anos a 4 anos, foi suspensa por falta de doses suficientes.
Na Bahia, de acordo com a Secretaria de Saúde, desde a liberação da imunização do grupo, o estado recebeu apenas uma remessa com 71 mil doses do imunizante, o que representa apenas 9,5% do necessário.
O órgão estadual informou ainda que embora não tenha dados sobre a busca e a quantidade de doses nos postos de vacinação municipais, já fez pedidos da CoronaVac à pasta nacional para atender à demanda e não recebeu retorno. A Secretaria aponta que sem novas remessas, haverá a suspensão da vacinação por conta do número de doses insuficientes.
Em Juazeiro, Norte da Bahia, a Sesau informou que o estoque da vacina contra Covid-19 para crianças nesta faixa etária é pequeno, porém o município ainda dispõe de doses.
Novas doses
Nesta quinta-feira (10), o Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Governo de São Paulo, informou que entregou mais um milhão de doses de CoronaVac para vacinação de crianças de 3 a 5 anos ao Ministério da Saúde.
De acordo com as informações, o novo lote do imunizante foi enviado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) na manhã de hoje.
“As doses adquiridas fazem parte do aditivo do contrato de compra de 10 milhões de vacinas, realizada no início deste ano, e foram produzidas no complexo fabril do instituto, em São Paulo, com IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) importado da farmacêutica Sinovac, na China. Em setembro, o Butantan já havia entregue um milhão de doses ao PNI, após a aprovação do uso da CoronaVac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o público de crianças de 3 a 5 anos”, declarou o instituto.
Para a imunização com as duas doses previstas para o esquema vacinal completo de crianças dessa faixa etária é necessário um total de quase 12 milhões de doses de vacinas contra Covid-19.
Redação PNB