Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) farão uma manifestação na próxima quarta-feira (16), às 8h, em frente ao prédio da reitoria da instituição, em Petrolina, no sertão de Pernambuco, contra a demissão dos trabalhadores tercerizados. Os contratos dos profissionais foram encerrados nesta segunda-feira (14).
Para os estudantes, a descontinuidade dos contratos é “uma afronta aos trabalhos desenvolvidos visto que os serviços dos terceirizados são essenciais para as atividades de ensino, pesquisa e extensão”.
“O contrato de trabalho do pessoal terceirizado de vários setores da UNIVASF encerrou hoje. A partir da próxima semana não teremos mais esse apoio que é essencial para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Assim, estamos convocando toda a comunidade acadêmica para um ato na frente da reitoria da UNIVASF na próxima quarta-feira, dia 16 de novembro às 8 horas”, declarou o Diretório Central dos Estudantes da Univasf.
Os estudantes pretendem cobrar ainda a saída do reitor Pró-tempore Paulo César Fagundes Neves, para que o reitor eleito, Télio Leite, possa administrar “de direito e dever” a Univasf.
“Precisamos cobrar do interventor as providências para a normalização dos serviços, e principalmente cobrar a sua saída, para que o Reitor eleito, professor Télio, possa assumir e fazer valer a vontade da comunidade acadêmica no processo eleitoral de 2019. Vem conosco, juntos somos mais fortes!”, acrescentou o DCE Univasf.
Em nota, a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação da Univasf se manifestou sobre o encerramento dos contratos dos profissionais tercerizados.
Veja na íntegra
À Comunidade Universitária,
Esclarecemos que a descontinuidade de serviços terceirizados é de caráter parcial e provisório e alcançará unicamente as atividades de apoio administrativo. Tal situação se configurou tão somente por questões de ordem jurídica e técnica, alheias à vontade da administração, que recebeu com surpresa o comunicado da equipe técnica responsável pela correspondente licitação do serviço de que não seria possível concluir o certame antes da data do encerramento do contrato então vigente, como havia sido planejado.
O Departamento de Supervisão, Operação e Serviços/Univasf, responsável pelo acompanhamento das demandas jurídicas em análise junto à Procuradoria Federal, e a equipe técnica incumbida da realização do processo licitatório estimam que os serviços de apoio administrativo estarão restabelecidos até 18/11/2022.
Qualquer alteração do cenário que ora se apresenta será prontamente comunicada.
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Redação PNB