VIII Festival Internacional da Sanfona: programação começou na manhã de hoje (17) e segue até sábado (19); confira

0

 

A oitava edição do Festival Internacional da Sanfona já começou nesta manhã (17) com a oficina “Sanfona para Todos” ministrada pelo paraibano, Edglei Miguel, idealizador e fundador da escola de sanfona A Sanfonada, que é integrada a Universidade Estadual da Paraíba.
Trata-se de uma oficina para todos os sanfoneiros, independentemente do nível de habilidade no instrumento (iniciantes, intermediários ou avançados). Este ano as aulas, que terminam amanhã, acontecem no formato híbrido: presencialmente para os músicos que possam ir ao Grande Hotel de Juazeiro-BA ou virtualmente, através de uma plataforma de transmissão ao vivo. Foram inscritos quase setenta sanfoneiros e sanfoneiras de várias partes do Brasil e de outros países.
Hoje à noite começam os shows do festival, que traz durante os três dias uma vasta programação que contempla apresentações de artistas nacionais e internacionais. Os shows voltam a acontecer no formato de Lives no canal do festival da sanfona no YouTube, a partir das 20h, com a apresentação dos jornalistas Isabella Ornellas e Janko Moura.
Na noite de abertura haverá também uma breve entrevista com os idealizadores do evento, o cantor e sanfoneiro Targino Gondim e o produtor e curador, Celso de Carvalho.
Trata-se do maior evento dedicado à sanfona do país e da América Latina. “Este ano tivemos o prazer de contar com uma participação expressiva de mulheres no festival, artistas regionais, valorizando os nossos sanfoneiros da terra, personalidades nacionais e grandes ícones do acordeon mundial. Estamos muito felizes!” Ressaltou Targino, que nesta edição não se apresentará em shows, mas terá participações muito especiais fazendo um retrospecto de edições passadas.
Quem abre os shows logo mais é o baiano, de Feira de Santana, Janderson do Acordeon. Janderson começou a carreira na adolescência tocando violão. Mas sua paixão pelo acordeon começou cedo, quando viu o instrumento pela primeira vez na casa do avô. Apaixonado por forró, em sua carreira conseguiu acompanhar vários artistas como Márcia Short, Wilson Aragão, Tom Góes, Moacir Mendes, Antônio Rocha, entre outros.
 No ano passado compôs em parceria com Antônio Chaves as músicas: “Rosa Morena”, “Regresso” e “Venha Ser Feliz Comigo” parceria com Fabrício Salomão e Heber Fernandes.
Quem se apresenta em seguida é a paulista, Adriana Sanchez. Sanfoneira, pianista e cantora, Adriana é uma das principais sanfoneiras brasileiras da atualidade, se destaca no cenário da música pela inovação dos seus projetos.
Com uma grande diversidade musical na bagagem, em 1998 criou a Barra da Saia, banda feminina de renome nacional e internacional no segmento caipira e sertanejo.
Seu álbum Roça’n Roll foi indicado ao Grammy Latino em 2007. Representou o Brasil no Festival Internacional de Chamamé na Argentina por vários anos, com shows também no Paraguai.
Para fechar a primeira noite de shows, ninguém menos do que Rafael Meninão. Rafael Elias começou a tocar aos 13 anos, influenciado por Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Aos 16 já fazia parte do Trio Rapacuia. E foi por causa da pouca idade que ganhou o apelido de Rafael Meninão. Em 2014 passou a integrar de forma efetiva a banda de Elba Ramalho, participando do  espetáculo “O Grande Encontro” onde se apresentam juntos Elba, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.
Rafael Meninão já se apresentou por todo o Brasil e alguns países como Estados Unidos, Portugal, Japão e França sempre carregando a bandeira deixada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
O festival vai até o próximo sábado, 19 de novembro. O projeto foi contemplado pelo Edital de Eventos Calendarizados e tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.
A programação oficial do VIII Festival Internacional da Sanfona está disponível no site www.festivaldasanfona.com.br e no Instagram @festivaldasanfona.
Programação do VIII Festival Internacional da Sanfona
17/11 (quinta-feira)
Janderson do Acordeon (Feira Santana-BA),
Adriana Sanchez (São Paulo-SP)
Rafael Meninão (Rio de Janeiro-RJ)
18/11 (sexta-feira)
Jó do Acordeon (Juazeiro-BA)
Denise do Acordeon (São Paulo-SP)
Petar Ralchev (Bulgária)
19/11 (sábado)
Gervilson Duarte (Juazeiro-BA)
Edglei Miguel (Campina Grande-PB) e Alice D’Ângelo (9 anos – Juazeiro-BA)

Yilin Han (China)

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome