2ª noite de Festival da Sanfona traz de “prata da casa” a atração internacional; apresentação começa às 20h

0

 

Nesta sexta-feira acontece a 2ª noite de shows do VIII Festival Internacional da Sanfona. As apresentações são no formato de Lives no canal do festival no YouTube, a partir das 20h, o que possibilita que o evento seja assistido em todas as partes do mundo.
E não são apenas os espectadores que ultrapassam as fronteiras do Brasil. A curadoria do festival sempre buscou trazer os melhores acordeonistas mundiais na grade de atrações. Já foram mais de 20 artistas internacionais desde a primeira edição, a exemplo de Mirco Patarini, Richard Galliano, Frank Marocco e  Murl Sanders,  todos grandes instrumentistas. A expectativa desta noite é para a apresentação do búlgaro Petar Ralchev.
Mas antes do Petar ir no ar, teremos dois shows de artistas nacionais. O primeiro a se apresentar é baiano de Juazeiro, berço do festival. Jó do Acordeon desde criança teve a influência do pai, Tinho do Acordeon. Aos 6 anos de idade ganhou o primeiro instrumento, um teclado e aprendeu a tocar sozinho. Participou por 15 anos da banda do pai, onde teve a oportunidade de conhecer vários estados do Brasil.
O tempo passou e Jó do Acordeon conseguiu dar asas ao próprio projeto musical. Com o apoio de amigos conseguiu comprar a primeira sanfona e dar início a um sonho de infância, de se tornar sanfoneiro.
O segundo show da noite será da paulista, Denise do Acordeon. Multinstrumentista, ela toca sanfona, zabumba, triângulo, violão e piano, além de ser compositora e cantora.
Ainda na infância aprendeu a tocar triângulo, e zabumba. Aos 14 anos estudou piano e violão. A sanfona foi último instrumento que Denise aprendeu a tocar, aos 19 anos.
Nas redes sociais, a acordeonista tem vídeos se apresentando que superam a marca das 200 mil visualizações.
Para fechar a segunda noite de shows, o acordeonista búlgaro Petar Ralchev, considerado uma das estrelas da cena musical búlgara contemporânea.  Fundador de um estilo único de performance descrito como “virtuosismo, melodioso, rico em harmonia e improvisação”, ele é um dos intérpretes mais requisitados da Europa e uma inspiração para muitos jovens acordeonistas ao redor do mundo.
Além de sua carreira solo, ele aparece com várias bandas europeias multiétnicas e faz parte de muitos projetos búlgaros. Petar já se apresentou em todos os países da Europa, além do Canadá, Rússia, Estados Unidos, Turquia, África e Israel.
Mas o Festival Internacional da Sanfona tem outros talentos além da grade oficial de atrações. São sanfoneiros e sanfoneiras que se inscreveram e enviaram seus vídeos tocando. As apresentações desses artistas são exibidas no formato de Jam Session, nos intervalos dos shows.
O festival vai até o próximo sábado, 19 de novembro. O projeto foi contemplado pelo Edital de Eventos Calendarizados e tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.
A programação oficial do VIII Festival Internacional da Sanfona está disponível no site www.festivaldasanfona.com.br e no Instagram @festivaldasanfona.
Programação do VIII Festival Internacional da Sanfona
18/11 (sexta-feira)
Jó do Acordeon (Juazeiro-BA)
Denise do Acordeon (São Paulo-SP)
Petar Ralchev (Bulgária)
19/11 (sábado)
Gervilson Duarte (Juazeiro-BA)

Edglei Miguel (Campina Grande-PB) e Alice D’Ângelo (9 anos – Juazeiro-BA)Yilin Han (China)

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome