Em decreto publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (21), a Prefeitura de Petrolina definiu o expediente dos órgãos públicos municipais nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2022.
De acordo com o decreto Nº 128/2022, nos dias de jogos que as partidas começam às 13h, o expediente será de 7h às 11h; já nos dias em que os jogos começam às 16h, o expediente será de 7h às 14h, sendo o atendimento ao público até às 13h.
Em relação ao funcionamento das escolas municipais, na 1ª fase da competição, o expediente será encerrado com 1h (uma hora) de antecedência aos jogos da Seleção Brasileira. Em relação aos demais setores, ficam de fora deste decreto, o expediente dos agentes da Guarda Civil Municipal e os agentes de trânsito, assim como os órgãos prioritários cujas atividades não podem sofrer descontinuidades.
Comércio
O comércio de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, terá o horário de funcionamento alterado durante os dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, no Catar. A decisão foi tomada pela principais entidades lojistas do município.
De acordo com o comunicado do Sintcope (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina) e Sindlojas (Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina), nos dias em que a seleção brasileira entrar em campo às 13h, as lojas deverão abrir às 8h e fechar às 12h30. Depois farão um intervalo, reabrindo das 15h15 às 18h.
Já nas datas em que as partidas tiverem início às 16h, o comércio funcionará das 8h até as 15h30.
Ainda de acordo com os sindicatos, as horas em que as lojas estiverem fechadas, em decorrência dos jogos, poderão ser computadas em banco de horas, e utilizadas pelos lojistas no mês de dezembro de 2022. Além disso, o lojista que preferir permanecer aberto durante os jogos da seleção brasileira, deverá disponibilizar aparelho de TV para poder exibir os jogos aos seus funcionários em seu estabelecimento.
As entidades destacam ainda que durante este período será respeitado o horário de intrajornada. Para as próximas fases da Copa do Mundo, os sindicatos deliberarão de acordo com os próximos jogos.
Com informações da Ascom PMP