Inconformado com a derrota, PL de Bolsonaro usa relatório sem provas para pedir invalidação de votos

0

 

O PL, partido de Bolsonaro e presidido por Valdemar Costa Neto, protocolou uma Representação Eleitoral para Verificação Extraordinária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) questionando o resultado da eleição.

A alegação é de que houve “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” nesses modelos.

Assinado pelo advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa, o documento pede a anulação de votos feitos em modelos de urnas UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015.

“Todas as urnas dos modelos de fabricação UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015 apontaram um número idêntico de LOG, quando, na verdade, deveriam apresentar um número individualizado de identificação”, afirma a representação. Os modelos em questão somam 352.125 urnas.

“Apenas as urnas eletrônicas modelo UE2020 é que geraram arquivos LOG com o número correto do respectivo código de identificação”, diz o documento.

A representação cita o laudo técnico de auditoria feito pelo Instituto Voto Legal (IVL), contratado pelo PL, que teria constatado “evidências contundentes de mau funcionamento de urnas eletrônicas”.

Os supostos problemas teriam sido registrados nos arquivos “logs de urna”.

Segundo a sigla, Bolsonaro recebeu 51,05% dos votos na disputa com Lula no segundo turno. O documento foi apresentado nesta terça-feira (22).

“Os únicos votos que podem ser idoneamente considerados como válidos, porquanto auditáveis e fiscalizáveis, na eleição geral referente ao Segundo Turno do pleito eleitoral de 2022 são aqueles decorrentes das urnas modelo UE2020”, argumenta o partido no documento protocolado.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome