Menos de um mês após nomear a esposa Joice Emanuella Sento Sé Espínola Costa, para o cargo de Autorização de Internamento Hospitalar (AIH), o Secretário de Saúde de Juazeiro, no Norte da Bahia, Fernando Costa, exonerou a profissional. A decisão foi publicada em portaria do Diário Oficial.
Enquanto esteve no cargo, a médica era responsável por autorizar ou não a emissão de AIH’s – Autorizações de internações hospitalares de acordo com sua análise técnica, assinando-as, bem como os documentos examinados, entre outras funções. As AIH’s garantem aos hospitais reembolso da assistência prestada aos pacientes financiados com recursos públicos.
Após a nomeação, que ocorreu no dia 16 de janeiro, um advogado ouvido pelo PNB esclareceu que “a nomeação do cônjuge para prover um cargo ou exercer função pública subordinada ao nomeante deve ser considerada um ato de improbidade administrativa que, por isso, deve ser comunicada imediatamente aos órgãos competentes”.
Além de esposa do Secretário de Saúde, Joice Emanuella Sento Sé Espínola Costa, também é enteada da Prefeita Suzana Ramos (PSDB).
A nomeação está sendo apurada pelo Ministério Público da Bahia. O órgão notificou a prefeitura, e o gestor da pasta. Eles deveriam se manifestar nos autos, no prazo de 15 dias.
Até o momento, a Sesau não se manifestou sobre o caso.
Redação PNB
Vamos rir pra não chorar!
Contratou por interesse pessoal! Prevaricação é crime ! Enteado da prefeita! Na px eleições ele sai como deputado ! Ai Juazeiro haja dinheiro! Ainda bem que faltam menos de dois anos! Tchau querida!