O início do ano letivo de 2023, da rede municipal de ensino de Juazeiro, no Norte da Bahia, foi adiado para o próximo dia 06 de março. As aulas estavam marcadas para começar na segunda-feira (27).
Ao PNB, a Secretaria de Educação confirmou a informação. De acordo com a Seduc, “a decisão visa o alinhamento do calendário letivo da rede municipal de ensino com o atendimento efetivo das demandas correspondentes a manutenção de uma Educação de excelência, além de considerar a efetivação da posse e lotação dos novos concursados convocados, contribuindo ainda mais, para um Ensino de referência em qualidade. A decisão não trará prejuízo aos alunos no que se refere ao cumprimento do calendário letivo 2023. Em todas as decisões, a Seduc tem reafirmado seu compromisso com o diálogo e a transparência na gestão pública e o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem na rede municipal de ensino”.
Nessa quinta-feira (23), o PNB divulgou a preocupação de pais e responsáveis pelos alunos, diante de uma possível paralisação dos motoristas do transporte escolar, por falta de pagamento.
“Sou moradora da Fazenda Caraibeira, localizo distrito de Itamotinga, e venho por meio desta questionar aos governantes de Juazeiro, como ficam os alunos do interior? As aulas já vão começar, e nada de regularização dos pagamentos dos transportes escolares. Ainda estão com o mês de dezembro de 2022 em atraso. Queremos uma providência já”, reclamou uma mãe.
Ainda de acordo com eles, a informação passada pela gestão é que outra empresa foi contratada para prestar o serviço.
“Disseram que mudou a empresa, mas as aulas pararam no dia 20/12/2022, e até hoje não resolveram nada com relação a isso. Já se passaram mais de dois meses. Até quando os alunos do interior vão ficar sem aula por conta desse problema? O que os motoristas dizem é que até hoje não foram chamados para conversar”, acrescentaram.
Encaminhamos a reclamação para a Seduc. Em resposta, o órgão informou que “todos os trâmites necessários para viabilização do transporte escolar para alunos da rede municipal de ensino já está em fase de conclusão para que nova empresa que ofertará o serviço, inicie as atividades a partir do início das aulas do ano letivo de 2023. Sempre transparente, a Seduc se coloca à disposição para sanar dúvidas, prestar apoio e realizar os devidos encaminhamentos necessários”.
Redação PNB