Cia Biruta de Teatro vai homenagear Canudos em novo espetáculo

0

 

A Cia Biruta de Teatro (PE) vai estrear nos dias 25 e 26 de março, no Teatro Dona Amélia, em Petrolina, o espetáculo inédito “Notícias do dilúvio: um canto a Canudos”. A apresentação sobre a história e resistência do povo de Belo Monte integra a programação do projeto “Temporada Casas de Espetáculo”, do Sesc Petrolina. As apresentações vão acontecer no sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Na trama, o sino que marca a resistência do povo de Canudos, divide os atos do espetáculo para narrar as práticas culturais populares que ainda sobrevivem às tentativas de apagamento da comunidade. “Esse é um trabalho de encontros, de partilha, mas também de resistência e de luta. Não nos interessava contar a história oficial já conhecida de uma república que massacrou seu povo, mas o que foi silenciado, e honrar a Canudos que não se rendeu. Ela resiste, assim como nós”, conta a atriz Camila Rodrigues.

Em “Notícias do Dilúvio” a história do lugar que alimentou a esperança dos pobres e despertou a ira dos poderosos é protagonizada por duas mulheres. “Contamos a história a partir da prática da manifestação popular como um lugar de memória, espiritualidade, festa e luta. Evidenciando o olhar das mulheres de Canudos e a sua força que resiste até hoje diluída nas comunidades descendentes de Belo Monte”, pontua a atriz Cristiane Crispim.

A direção artística do espetáculo é assinada por Antonio Veronaldo, que explica como surgiu o trabalho. “Começamos a pensar Canudos há cerca de 7 anos em nossos encontros com as comunidades da beira do rio, especialmente, com o Quilombo da Mata de São José (Orocó/PE), onde encontramos algumas mulheres descendentes dos sobreviventes de Canudos. A partir daí, iniciamos a pesquisa e passamos por diversas comunidades onde conseguimos vivenciar práticas populares e conhecer histórias que nos ajudaram a construir ‘Notícias do Dilúvio’”.

O espetáculo conta com as atrizes Cristiane Crispim e Camila Rodrigues no elenco, figurino de Letícia Rodrigues, concepção e execução de luz de Fernando Pereira, cenografia de Luiz Marcelo e Cristiane Crispim, além da trilha sonora original composta por Moesio Belfort e Carlos Hiury. A dramaturgia é assinada por Antonio Veronaldo, Luís Osete, Cristiane Crispim e Camila Rodrigues.

Temporada Casas de Espetáculo

O projeto do Sesc Petrolina visa fomentar a criação teatral na cidade. Além da Cia Biruta de Teatro, a iniciativa também contará com apresentações dos grupos Coletivo Abordagem Teatral, Trupe Errante e do Núcleo de Teatro do Sesc.

Serviço

“Notícias do Dilúvio: um canto a Canudos”

Datas: 25 e 26 de março

Horário: sábado, às 20h| domingo, às 19h

Local: Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia e antecipado)

FICHA TÉCNICA

Direção Artística: Antonio Veronaldo

Assistência de direção: Letícia Rodrigues

Dramaturgia: Antonio Veronaldo, Luís Osete, Cristiane Crispim e Camila Rodrigues

Elenco: Camila Rodrigues e Cristiane Crispim

Concepção de Figurino: Leticia Rodrigues

Confecção de figurino: Maria Nubis da Silva

Confecção de adereços: Joana Crispim e Zenilton Souza

Concepção e execução de Iluminação: Fernando Pereira

Concepção de Cenografia: Luiz Marcelo e Cristiane Crispim

Concepção de trilha musical: Moesio Belfort e Carlos Hiury

Assessoria de Imprensa: Eneida Trindade

Referências: Notícias do Dilúvio – Eduardo Lalo

Manifestações populares do reisado da Mata São José (Orocó-PE), dos reisados do Sertão do São Francisco e dos reisados do Cariri (Juazeiro do Norte – CE)

Ascom/Eneida Trindade

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome