Colóquio ‘Pontes Híbridas’ aqueceu mercado de artes visuais no interior de Pernambuco

0

Bate-papos, workshops, consultorias e exposições. Foram quatro dias intensos de programação para os artistas visuais do interior de Pernambuco, entre 16 e 19 deste mês. O ‘Colóquio de Artes Visuais Pontes Híbridas’ teve suas ações concentradas em Garanhuns, no Agreste, e contou com a participação de criadores locais, de Petrolina e convidados de Recife.

O multiartista Ciço Poeta, 30, foi um dos participantes. Ele, que mistura linguagens em sua poética, acredita que o encontro amplia as possibilidades da cena local. “O projeto mostrou várias estratégias de movimentação cultural e economia criativa, como fomentar e como desenvolver projetos captando recursos. É um encontro de pessoas interessadas em fazer o movimento artístico, o que é o mais importante”, pontua.

Ciço, que trabalha com as artes visuais em diversas funções, incluindo a criação de obras, curadoria e produção, destacou o espaço de consultoria individual realizado após o workshop como uma boa iniciativa. “Foi muito importante para mim esse momento. Foi bem intimista. Sempre foi conversado minha vontade de desenvolver projetos que eu tenho e deu as dicas necessárias para isso”, explica.

O idealizador e coordenador do colóquio Rafael Sisant indica os bate-papos com artistas convidados, que já têm uma trajetória no mercado, como espaços importantes de discussão. Ele explica que é uma ação proposta “para fazer refletir sobre o processo criativo e como ele consegue impactar o seu entorno”.

Durante os encontros, que contaram com intérprete de Libras, foram levantados diversos temas que atravessam as artes para além das obras. “A gente falou sobre os processos criativos como lugares de potência e não só o produto, porque é um processo tão importante quanto. Falamos sobre a importância de se pensar coletivamente a construção de uma obra, o que agrega valores e fortalece a produção do cenário local”, pontua.

Exposição virtual – Encerrando o projeto, foi aberta uma exposição virtual com 12 obras de quatro artistas, Pollyana Mattana, Nicodemos Chaves, Ciço Poeta e Rafael Sisant. A “Pontes híbridas: poéticas atravessadoras” está disponível no perfil da Confraria 27 no Instagram (@confraria_27).

O projeto marcou a abertura de atividades da Confraria 27 ao público de Garanhuns com atividades presenciais, após atuarem de forma virtual e com iniciativas internas. O colóquio conta com produção da Celeiro Azul, Aldeia Tear, Cleybson Lima e Joesile Codeiro, apoio do Sesc Pernambuco e incentivo do Governo de Pernambuco através do Edital Funcultura 2020/2021.

Virabólica Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome