Após denúncia feita pelo Portal Preto No Branco na última sexta-feira (12) sobre ocupação irregular do espaço público por comerciantes da orla I de Juazeiro, e operação de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) as calçadas do centro comercial amanheceram nesta segunda-feira (15) constante desobstruídas.
O Portal Preto no Branco esteve no local e conversou com alguns clientes que já circulavam pelos estabelecimentos.
“O cenário agora é outro. Agora sim podemos circular livre pelas calçadas, sem esbarrar nos móveis, que antes ficavam nas calçadas. Para nós, que somos clientes, ficamos até mais a vontade para entrar nas lojas e comprar”, contou Vitória Oliveira.
Outro pedestre que também passava ao local, falou ao PNB sobre a importância da ação.
“Já estava na hora disso acontecer, pois há muito tempo que essa situação vinha acontecendo. A obstrução das calçadas era um desrespeito com nós perdestes. Esperamos que esse cenário permaneça e não seja algo pontual”, declarou Joilson Souza.
Denúncia
Segundo o Código de Posturas (Lei Municipal 018/2016), os logradouros e passeios públicos devem estar livres de qualquer obstáculo que impeça o acesso, a liberdade de movimentação e a circulação segura. Embora a calçada pertença ao proprietário do imóvel, é destinada à livre circulação de pessoas, sendo proibida a colocação de materiais que impeçam o trânsito de pedestres nesses espaços.
A população pode contribuir denunciando irregularidades por meio do telefone (74) 3612-3581 ou comparecendo à Semaurb, localizada na Rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro, Juazeiro, das 8h às 14h.
Redação PNB