Em entrevista ao Portal Preto no Branco, o morador Severino Guerreiro reclamou da ausência de rede de esgoto adequada e bueiros para escoamento das águas pluviais, bem como da falta de manutenção de calçamento, em ruas dos bairros Alto da Maravilha e Alagadiço, em Juazeiro, no Norte da Bahia. Ele pontuou os transtornos causados há anos aos moradores, e afirmou que providências já foram cobradas ao poder público.
“Nós, moradores dos bairros Alto da Maravilha e Alagadiço fizemos um abaixo-assinado no dia 11 de janeiro de 2022, ou seja, no ano passado solicitando do poder público intervenções de infraestrutura das ruas Hermenegildo Luiz Brandão, Crisóstomo da Silva, e Mestre Lula, que sofrem com problemas críticos. Por exemplo, a Rua mestre Lula tem um ponto de alagamento localizado em frente a faculdade Anhanguera. As águas pluviais não tem como escoar, pois não tem bueiros. Essas águas acabam infiltrando no solo e passando por baixo dos prédios que aqui se encontram, saindo na Rua Hermenegildo Luiz Brandão, que tem outro problema sério, relacionado a infraestrutura. O SAAE
fez a rede de esgoto da rua, porém não concluiu a obra, deixando a rua totalmente esburacada e na lama. E para piorar a situação, carretas passando na rua constantemente, mesmo sendo proibido. Já o problema da rua Crisóstomo é semelhante a Rua Mestre Lula, pois também tem um ponto de alagamento por falta de bueiros. As águas da chuva acabam acumulando e entrando nas casas. Os proprietários das residências já fizeram algumas barreiras de contenção para evitar que as águas pluviais entre para dentro de suas residências. Todos esses problemas foram informados no abaixo-assinado enviado para o SAAE e para a SEDUR, mas até o momento nada foi feito”, declarou.
Severino Guerreiro contou ainda que, junto com outros moradores, participou de uma reunião com a gestão municipal, que se comprometeu em resolver os problemas em um prazo de 15 dias, que não foi cumprido.
“Nós também nos reunimos com o Secretário de Governo da Prefeita Suzana Ramos, e ele garantiu que dentro de 15 dias, ia fazer as intervenções necessárias para resolver os problemas, porém nada foi feito. Isso já tem praticamente 90 dias. Ou seja, foram só promessas e os problema só se agravam, principalmente quando chove, como aconteceu ontem”, acrescentou.
Encaminhamos as reclamações para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. Em resposta, o SAAE esclareceu que “a Rua Hermenegildo Luiz Brandão possui características como o lençol freático aflorado e a base da pavimentação encharcada, o que impede que seja feita somente a repavimentação do trecho que foi aberto para a execução do serviço. É necessário que toda a pavimentação da rua seja refeita e já está sendo providenciada. Quanto à obra de saneamento da Avenida Mestre Lula, o SAAE informa que executou uma medida paliativa para aliviar a rede que terá que ser integralmente substituída. O SAAE está trabalhando no projeto para aquisição de recursos. Por se tratar de uma obra numa rede profunda, com solo sujeito a “afundar”, é necessário equipamento próprio para a realização deste serviço. As outras ruas acabam sendo afetadas pelo mesmo problema e a autarquia sempre tenta resolver de maneira provisória, até conseguir resolver permanentemente”.
Redação PNB