Embrapa: Semiárido Show volta com uma programação repleta de capacitações englobando diversas temáticas voltadas para a convivência com o Semiárido

0

 

Depois de quatro anos sem uma edição presencial, o Semiárido Show volta com uma programação repleta de capacitações englobando diversas temáticas voltadas para a convivência com o Semiárido.

A feira, que é um dos maiores eventos de inovação tecnológica para a agricultura familiar da região, é realizada pela Embrapa e acontece entre os dias 1º e 4 de agosto, em Petrolina-PE.

Durante os quatro dias de evento, o público terá a oportunidade de participar, gratuitamente, de cerca de 10 seminários e 50 palestras, além de oficinas e dias de campo. As capacitações são ministradas por pesquisadores e técnicos da Embrapa e de diversas instituições parceiras, com inscrições feitas no local.

“O evento traz tecnologias específicas para a agricultura familiar, contextualizadas aos desafios e oportunidades que o Semiárido tem, e reúne um conjunto de parcerias também já históricas ao longo desses 20 anos de feira, envolvendo desde a sociedade civil, universidades, institutos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural e diferentes unidades de pesquisa da Embrapa”, ressalta a chefe-geral da Embrapa Semiárido Maria Auxiliadora Coêlho de Lima.

As palestras, com duração de uma hora cada, englobam as mais diversas temáticas voltadas para a produção de caprinos, ovinos e bovinos – incluindo manejo, doenças, alternativas forrageiras e sistemas integrados –, criação de abelhas nativas, cultivos alimentares, tecnologias para aproveitamento de água, potencialidades, limitações e práticas para conservação de solo, irrigação de baixo custo, saneamento básico rural, preparo e uso de compostos orgânicos, entre tantos outros.

Já os seminários acontecem durante um turno (manhã ou tarde), possibilitando que os participantes tenham outro turno para visitar os demais espaços da feira. Entre os temas abordados estão a bioeconomia na Caatinga, sistemas integrados sustentáveis no Semiárido, energias renováveis, preservação e uso sustentável do bioma e recuperação de áreas degradadas. Os seminários são, também, um espaço para a discussão de programas institucionais, de políticas públicas e do papel das instituições públicas e das parcerias com o setor privado na área de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Semiárido.

A feira também conta com o Espaço dos Sabores, uma estrutura montada para a realização de oficinas culinárias e de processamento de produtos. Entre os preparos que serão apresentados no local estão o hamburguer de carne de carneiro com fibra de caju, kafta de carneiro e queijo de coalho com geleia de maracuja-da-caatinga, jujubas de frutas, iogurte tipo Sundae com frutas nativas e preparo do doce umbunoff.

Uma das novidades da edição será a disponibilização de uma programação de cursos virtuais ofertados por meio da Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa – o e-Campo. Os cursos abordam temas aderentes à produção no Semiárido, tais como forrageiras, sanidade animal, apicultura, reuso de águas cinzas, entre outros. A expectativa é de que a iniciativa viabilize o acesso de um público ainda maior, proveniente de qualquer localidade do Brasil e do mundo.

Além das capacitações, o evento conta ainda com vitrines tecnológicas e Unidades Demonstrativas em campo, além da montagem de estandes institucionais e de parceiros, e do espaço ‘Vila da Economia Solidária’, área reservada à exposição de empreendimentos regionais.

A FEIRA – Como forma de incrementar a agricultura familiar, que se constitui como uma das principais atividades produtivas na região, a Embrapa realiza, a cada dois anos, a feira Semiárido Show, levando ao público um portfólio de mais de 100 tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária em temas estratégicos para a convivência produtiva com o Semiárido brasileiro.

Em 2023, o evento chega à sua 10ª edição trazendo o tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”, que destaca o papel da pesquisa científica na consolidação da agropecuária dependente de chuva. A feira integra os destaques da programação especial de comemoração dos 50 anos da Embrapa.

“O Semiárido Show é o principal veículo que nós temos para reunir o máximo de tecnologias direcionadas para agricultura familiar na região”, destaca Auxiliadora Coelho. Para ela, “depois de quatro anos, esse é o momento de reunir essas pessoas e trazer informações novas, pensando sempre em um elemento importante que é preparar o Semiárido para os próximos anos, que inclui cenários de mudanças climáticas, mas que inclui também avanços do conhecimento, trazendo novas oportunidades pra essa região”.

O evento é sediado em uma área de 20 hectares da Embrapa Semiárido, localizada na rodovia BR-428, Km 148, em Petrolina-PE. A participação é aberta a todos os públicos, como produtores, profissionais da assistência técnica e extensão rural, estudantes, comunidade científica, gestores, formuladores de políticas públicas e demais interessados.

O evento conta com diversas parcerias, desde instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, órgãos públicos das esferas municipais, estaduais e federal, associações, empresas do ramo, entre outras.

Nesta edição, a feira é realizada pela Embrapa em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), e está em fase de construção de novas parcerias, contando, até o momento, com patrocínio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio do Projeto Dom Helder Câmara; da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Conta, também, com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi) e empresas privadas como Hortivale, GranSafra e Ferreira Sementes.

Serviço: O que: Semiárido Show 2023

Quando: 1º a 4 de Agosto de 2023

Onde: Rodovia BR-428, Km 148, Petrolina-PE

Mais informações: www.embrapa.br/semiaridoshow

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome