Os proprietários da empresa de Buffet e realização de eventos “Donna Formiga Confeitaria”, localizada em Petrolina, no sertão de Pernambuco, foram presos nessa quinta-feira (15), pelo crime de estelionato. A prisão ocorreu em um shopping na zona sul de Aracaju.
De acordo com o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), Thiago Silva dos Santos, 38, e José Erinaldo Nascimento dos Santos, 40 anos, são acusados de aplicarem golpes em diversos clientes que contrataram o serviço da empresa. As vítimas pagavam os valores correspondentes, mas os acusados não honravam os compromissos, estimando um prejuízo total em cerca de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais), de acordo com as investigações.
Os contratantes que sofreram os golpes registraram as ocorrências, que gerou 20 procedimentos policiais e as prisões foram decretadas pela Justiça do município de Petrolina. A partir de agora, Thiago e José Erinaldo estão à disposição do Poder Judiciário, e posteriormente será encaminhado a uma unidade do sistema prisional e recambiado para Pernambuco.
A prisão da dupla foi realizada por
Policiais civis do COPE, com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (DIPOL). A ação policial contou com a troca de informações junto a 213ª Delegacia de Polícia Civil de Petrolina/PE.
- Denúncias
Em janeiro deste ano, em contato com o Portal Preto no Branco, uma contratada denunciou a empresa de Buffet e realização de eventos “Donna Formiga Confeitaria”, localizada em Petrolina, no sertão de Pernambuco, pelo crime de estelionato. De acordo com ela, além dos proprietários não realizarem o evento contratado, também não ressarciram o valor pago.
“Eu contratei esse serviço para o aniversário de 15 anos da minha filha, no valor de R$8.000,00 (oito mil reais) pela realização de todo o evento, incluindo ornamentação, buffet, comidas, etc. Porém, dois dias antes da festa, que iria ser dia 14 de janeiro de 2023, ele mandou mensagem dizendo que estava com covid e não poderia realizar a festa. Eu dei várias opções para ajudar, como terceirizar o serviço ou devolver o dinheiro, mas os donos da empresa se recusaram”, reclamou na época a contratante que preferiu não ser identificada.
Ainda de acordo com ela, já existiam outras denúncias semelhantes contra os proprietários da empresa, que inclusive já haviam sido presos no ano de 2020, em Petrolina.
“Quando contatei meus advogados, eles descobriram que esses dois donos da empresa foram denunciados por estelionato contra 15 pessoas em Juazeiro do Norte-CE, inclusive sendo presos por um trabalho conjunto da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, e da Polícia Civil do Estado de Pernambuco (PCPE), por meio da Delegacia Regional de Petrolina, que prenderam ambos na tarde de 21 de fevereiro de 2020 no bairro Cohab, na cidade de Petrolina-PE. No processo de estelionato contra ambos no Ceará o Thiago Silva dos Santos foi condenado e o José Erinaldo Nascimento dos Santos absolvido pelo Juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Juazeiro do Norte-CE. Mesmo já tendo sido presos e com processos por estelionato no Ceará, eles continuaram a cometer o crime com o mesmo modus operandi em Petrolina-PE”, acrescentou.
A contratante disse ainda na ocasião que já havia denunciado o caso e incentivou outras vítimas a também procurarem a polícia.
“Já me encontrei com outras 4 vítimas da dupla criminosa. Gostaria também que incentivasse eventuais outras vítimas que vissem essa notícia para representar contra os criminosos na Delegacia do Ouro Preto”, finalizou.
Na época nós tentamos entrar em contato com a empresa Donna Formiga, mas não obtivemos êxito.
Redação PNB