Festejo junino é cancelado no CEEP, em Juazeiro, devido a paralisação do transporte escolar, reclamam alunos ; Seduc responde

0

A paralisação do transporte escolar na zona rural de Juazeiro, no Norte da Bahia, segue prejudicando alunos de instituições de ensino do município e do Estado. O serviço foi suspenso na quarta-feira (14), por falta de pagamento.

Nesta sexta-feira (16), o Portal Preto no Branco foi procurado por estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Norte Baiano (CEEP). Eles reclamam que devido a falta de transporte escolar, as festividades juninas da instituição tiveram que ser canceladas.

“A prefeita Suzana Ramos não está administrando o cargo dela como deveria. Nós os alunos do colégio CEEP tivemos que cancelar as festividades juninas escolares porque a prefeitura não pagou os ônibus escolar. O evento teve que ser cancelado pois muitos alunos residem no interior e precisam de ônibus para ir pra escola. Muitos estão se prejudicando, perdendo aulas, pelo fato dos ônibus não estarem funcionando por falta de pagamento”, criticaram.

Ainda segundo a reclamação, os alunos já vinham se preparando para os festejos juninos, inclusive já haviam realizado investimento em figurinos.

“Nós alunos estamos muito chateados e até revoltados com a situação. A prefeita que prometeu cuidar da educação e tudo mais, não está cumprindo com seu papel”, acrescentaram.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro, responsável pelo transporte escolar. Em resposta, a Seduc informou que a “demanda pontuada é relacionada a uma solicitação extra, ao transporte diário realizado para que os alunos frequentem as aulas e a logística de horário impossibilitou o atendimento”.

Audiência Pública

Vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de Juazeiro, buscaram o Ministério Público e estão propondo a realização de uma audiência pública no legislativo para discutir a situação dos transportes escolares no interior do município.

“Estamos solidários com o pessoal do interior, que vem sofrendo graves problemas com o transporte escolar de seus filhos, já é um problema que virou crônico na atual gestão, temos denúncias que não param desde que foi iniciada essa gestão, em 2021, o que me levou, em março a entrar com um pedido de CPI na Câmara Municipal”, declarou o Vereador Dr. Salvador, lamentando que o pedido na época não tenha tido êxito, por falta de assinaturas suficientes no legislativo”, lamentou.

Diante da situação, considerada “caótica”, os vereadores Dr. Salvador, Mitu do Sindicato e Alex Tanuri, estão propondo uma audiência pública, na Câmara Municipal, para tratar do tema.

Dr. Salvador ressaltou que denúncias vindas do interior estão chegando todos os dias e que “Essa semana a situação piorou. Recebi ontem duas denúncias do Distrito de Itamotinga, que vem sofrendo com esse problema de transporte escolar, com alunos indo para as aulas, dia sim, dia não. Em Carnaíba há denúncias que desde o dia 3 não tem transporte escolar, por falta de transporte, um dia por falta de combustível, outro dia por falta de pagamento”, denunciou.

O vereador Alex Tanuri destacou ainda, que é preciso ouvir os responsáveis por esse tipo de serviço, essencial, para saber o porquê de tantos problemas: “É preciso ouvirmos os responsáveis por esse serviço, que se convoque o atual secretário de Educação, Wank Medrado; a ex-secretária de Educação, Normeide e o atual secretário de finanças, para que essas pessoas, que são diretamente responsáveis nesta gestão pelos transportes da educação, possam esclarecer o que vem acontecendo”, cobrou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome