Jovem juazeirense ganha 2º Lugar na Jornada Internacional de Cirurgia Bucomaxilofacial em Recife

0

No úlitmo sábado (01), Nilton Freitas Medrado Filho recebeu o prêmio de 2º melhor trabalho na Terceira Jornada Internacional de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE).

Filho de Juazeiro, Nilton é estudante de Odontologia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e foi premiado através da pesquisa “Os 100 artigos mais citados em cirurgia bucomaxilofacial: uma análise bibliométrica”, que tem como co-autoras Hanna Marrie Dantas Raposo da Câmara, aluna da Uern, e Milena Lima da Silva, da UPE.

A orientação da análise ficou por conta da Profª. Drª. Patrícia Bittencourt Dutra dos Santos. Foram mais de 250 trabalhos avaliados, dentre estudantes de diferentes países. O evento contou com a presença de palestrantes brasileiros e também de países como Estados Unidos, Colômbia e Portugal.

Relevância do estudo

De acordo com Nilton Filho, a análise bibliométrica é um tipo de trabalho desenvolvido por pesquisadores para entender melhor o que já foi publicado sobre um determinado assunto. “É como se fizéssemos uma contagem e análise de artigos científicos para entender o que já se sabe sobre um tema”, explica o estudante. “Isso ajuda a gerenciar informações e conhecimentos científicos de uma maneira mais eficiente, apesar das limitações técnicas, que podem acontecer com qualquer tipo de estudo”, explica.

Orgulho da terra

O futuro cirurgião-dentista não nega suas origens, e defende Juazeiro com orgulho. “Não é apenas a cidade onde nasci e me criei, mas também, aquela que resolvi voltar assim que possível”, relata Nilton. “Minha profissão não foi escolhida à toa, mas sim, no intuito de ajudar pessoas”, concluiu.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome