Iniciada em março de 2023, a obra de requalificação da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, ainda não tem previsão exata de conclusão. Com investimento de R$ 7 milhões, oriundos de recursos próprios da prefeitura, a reforma da instituição, iniciada em 6 de março de 2023, deveria ser entregue no início do próximo mês.
Em dezembro do ano passado, a justiça determinou que a gestão municipal retomasse as obras da escola municipal Paulo VI, após mais um pedido do Ministério Público da Bahia. De acordo com a promotora de Justiça Rita de Cássia Caxias de Souza, “as obras iniciadas após o ajuizamento da ação estão paralisadas”, afirmou na época. A ação a que se referia o MPBA foi de 3 de junho de 2022.

Na manhã desta sexta-feira (16), a equipe do Portal Preto no Branco esteve no local e, segundo informações obtidas no local, será impossível a entrega da obra no prazo estabelecido de 12 meses.

Encontramos alguns trabalhadores na obra e observamos poucos avanços na construção. A impressão é de que está mesmo bem distante da conclusão. Em conversa com a nossa equipe, uma moradora de uma rua adjacente ao colégio e mãe de aluno, reclamou da demora e dos entulhos e restos de árvores que estão na frente do prédio escolar.
“Parece mais uma obra abandonada. Não se ver movimentação de trabalhadores e a obra segue a passos de tartaruga. Cortaram as árvores e deixaram tudo aí na frente, assim como também os entulhos. Só resta torcer por esta conclusão,” opinou a moradora.

Nós procuramos a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e o órgão informou que “a obra de requalificação da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI segue regularmente e reitera que os profissionais responsáveis pelo serviço da obra encontram-se trabalhando na fase de execução da reforma da área interna da unidade escolar. A Seduc esclarece ainda, que recentemente foi realizada a retirada de algumas árvores nas mediações da escola, em razão do comprometimento da estrutura hidráulica, drenagem e do piso do prédio e reforça que a remoção do entulho já está sendo providenciada. A Seduc informa ainda que a obra de requalificação e ampliação da unidade de ensino em questão conta com um projeto de recomposição de paisagismo, onde será realizado o plantio correto de árvores adequadas para garantir a conservação estrutural das instalações da unidade de ensino.”
Sobre a entrega da obra, a Seduc não deu uma data, mas disse que “tem adotado as medidas necessárias para cobrar da empresa o cumprimento regular do prazo de entrega da obra, definido em 12 meses”.
“Quanto ao período de conclusão da obra da unidade escolar em questão, a Seduc esclarece que cumpriu todos os trâmites necessários para aprovação da licitação na contratação da construtora responsável por executar a obra, ficando sob responsabilidade da Seduc a fiscalização do cumprimento do projeto e dos prazos estabelecidos. A Seduc informa que tem adotado as medidas necessárias para cobrar da empresa o cumprimento regular do prazo de entrega da obra, definido em 12 meses”.
Redação PNB



