Em nota, a Diocese do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, se manifestou sobre a prisão do Padre Antônio Deziderio Frabetti Vieira, ocorrida na manhã desta terça-feira (20), acusado por estrupo de vulnerável. A vítima é um adolescente de 14 anos, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista.
Na nota, a Diocese informa que “determinou a abertura de processo investigatório
junto à Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis,
criada através de Decreto Episcopal em 15 de dezembro de 2022,” e esclarece que o religioso “atuava há menos de um ano na Paróquia de Santo Antônio.”
Assinada pelo Administrador Diocesano, Padre Josemar Mota da Silva, a nota declarou ainda “total repúdio a todo e qualquer ato de violência nas mais diversas esferas, sejam elas verbais, físicas, psíquicas, sexuais e outras.”
Confira a nota na íntegra:
A Diocese de Juazeiro comunica que na manhã desta terça-feira, 20 de fevereiro de 2024, foi surpreendida com a notícia da prisão preventiva do padre Antônio Deziderio Frabetti Vieira, CSsR, sacerdote que responde em disciplina e formação à Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas), com sede provincial situada na cidade de Salvador/BA, que atuava há menos de um ano como religioso na Paróquia de Santo Antônio, em Juazeiro/BA, investigado por suposto crime de abuso sexual.
De imediato, a Diocese de Juazeiro determinou a abertura de processo investigatório junto à Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, criada através de Decreto Episcopal em 15 de dezembro de 2022, para apuração da denúncia, ao passo que afastou imediatamente o sacerdote de qualquer atividade religiosa desta circunscrição, bem como recomendou à Congregação Redentorista a
adoção das mesmas medidas.
Em cumprimento ao que determina o Papa Francisco, na Carta Apostólica Sob Forma
de “Motu Proprio”, Sobre a Proteção dos Menores e das Pessoas Vulneráveis, de
26/03/2019, a Diocese de Juazeiro prestará toda assistência social e psicológica à
vítima e seus familiares, garantindo a preservação da imagem do menor e fornecendo
amparo de forma irrestrita, além de colaborar com as investigações.
A Diocese de Juazeiro deixa claro o seu total repúdio a todo e qualquer ato de
violência nas mais diversas esferas, sejam elas verbais, físicas, psíquicas, sexuais e
outras, garantindo a toda a sociedade e ao povo de Deus, que observará as garantias
constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa, entretanto, agirá com
rigor e de forma implacável contra qualquer pessoa que cometa alguma forma de
violência, buscando a punição de forma exemplar do seu agente, caso seja confirmado
pelas instituições competentes.
A Diocese de Juazeiro reitera que preza pelo amor a Deus e ao próximo e não admite
nenhum tipo de injustiça praticada contra aqueles a quem Deus nos confiou o cuidado,
bem como reforça seu compromisso com o Evangelho e com os fiéis, cumprindo o
bem e empenhando-se na busca da justiça e da verdade.
Redação PNB




Decepção é pouco para o que estou sentindo!