A escultura de Daniel Alves, instalada na orla II de Juazeiro, Norte da Bahia, foi alvo de manifestantes e danificada, possivelmente durante a madrugada desta quarta-feira (28).


Desde a prisão de Daniel Alves, no início do ano passado, a permanência da escultura vem sendo questionada por juazeirenses e o assunto passou a dividir opiniões: permanece ou deve ser retirada?
Em duas tentativas, como forma de protesto, a obra de arte foi coberta por populares. Em uma delas, a reação foi logo após a ONG Instituto Liderança, em Lauro de Freitas, região Metropolitana de Salvador, retirar a foto e o nome de Daniel Alves de sua fachada. O outro episódio aconteceu no dia 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher.
Após a condenação do ex-jogador por estupro, declarada no último dia 22, o assunto voltou a ser discutido.
Questionada pelo Portal Preto no Branco sobre a retirada ou permanência da estátua que homenageia o juazeirense, a Prefeitura de Juazeiro informou que a questão ainda seria discutida.
Em nota, a gestão informou apenas que, no momento “está focada nas demandas mais urgentes, relacionadas ao volume de chuva que caiu na cidade. Tão logo todas as situações estejam controladas, o assunto em questão será pautado e a gestão emitirá um parecer”.
Inaugurada no governo do ex-prefeito Paulo Bomfim (PT), em dezembro de 2020, a escultura fica localizada na orla II da cidade e custou cerca de 150 mil reais ao município.
Fotos: PNB
Redação PNB



