Aos 69 anos, o idoso Noel Rodrigues dos Santos, vem sofrendo com a falta de assistência da saúde pública no município de Juazeiro, Norte da Bahia, diante de dois problemas de saúde que o incapacitaram para suas atividades diárias.
Há 2 anos esperando por uma cirurgia de próstata, ele está sendo obrigado a conviver, durante todo esse tempo, com uma sonda vesical que tem a função de drenar a urina da bexiga. A presença de um corpo estranho no canal da urina e bexiga incomoda e o idoso sente muito desconforto, mas sem a cirurgia a sonda alivia os sintomas gerados pelo problema na próstata.
“Nunca consegui essa cirurgia e me vejo obrigado a usar essa sonda enquanto aguardo o serviço de saúde pública me encaminhar para fazer o procedimento. Já passou muito do tempo de tirar a sonda, mas eu vivo de médico em médico, faço exames que acabam vencendo e nada de resolverem meu problema que só piora. Eu não tenho condições de pagar particular, pois não tenho recursos e me vejo nesta situação de abandono. Já aprendi até a trocar a sonda sozinho, pois muitas vezes vou ao posto e não tem ninguém que faça isso,” contou Seu Noel ao PNB.
O outro problema que tem angustiado o idoso é o da visão. Ele precisa urgente fazer uma cirurgia de catarata para não perder a visão e também não consegue realizar o procedimento na rede de saúde pública.
“Já estou sem enxergar de um olho e a catarata atingiu o outro olho. Não estou enxergando mais quase nada e com muito medo de ficar cego. O problema da próstata é grave, mas o que mais me apavora é o medo de ficar cego. Peço ajuda a quem puder me ajudar para que eu faça essa cirurgia de catarata e recupere minha visão. Sou um homem pobre, mas que tenho as mãos calejadas de uma vida toda de trabalho duro. Me vejo nesta situação e não há que olhe por mim,” desabafou Seu Noel.
Nós procuramos os órgãos de saúde, em Juazeiro. A Secretaria Municipal de Saúde lamentou “profundamente a situação do paciente e esclarece que o município não realiza nenhum dos dois procedimentos cirúrgicos citados pelo paciente, que são de média e alta complexidade. Esses procedimentos são realizados em unidades de referência do estado. O município é responsável apenas pelo agendamento junto às unidades de referência e, se for o caso, encaminhar por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).”
Também enviamos a situação do idoso para o Núcleo Regional de Saúde Norte. O coordenador do órgão estadual, Dr. Pedro Alcântara, recebeu o idoso nesta terça-feira (27) e garantiu que iria viabilizar a cirurgia de próstata que deverá ser feita no mês de março. Quanto a cirurgia de catarata, o coordenador informou que haverá, em breve, um mutirão para realização deste tipo de procedimento em Juazeiro.
Diante da angustia de Seu Noel e da gravidade do problema na visão, o PNB resolveu fazer uma campanha para viabilizar a cirurgia de catarata.
As doações poderão ser feitas pelo PIX 74 9 8833 5270. Qualquer quantia será importante para fazermos frente a total negligência do sistema público de saúde na assistência ao idoso. Colabore!
Redação PNB



