Juazeiro: Representantes de diversos órgãos formam uma força-tarefa no combate à dengue

0

 

Com o alerta em todo o país para intensificar a prevenção e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a prefeita Suzana Ramos reuniu nesta sexta-feira (01), no Paço Municipal, representantes de vários órgãos para, juntos, realizarem ações em toda a cidade para conscientização da população. Participaram representes do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil, Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb), de Serviços Públicos (Sesp), de Educação e Juventude (Seduc), de Saúde (Sesau), Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e Conselho Municipal de Saúde (CMS).

A prefeita Suzana Ramos expressou preocupação com a situação epidemiológica do estado e pediu a ajuda de todos. “Não podemos deixar isso acontecer em nossa cidade. Reuni todas essas instituições e órgãos do município para, juntos, desenvolvermos várias ações para prevenção e combate ao mosquito que é tão perigoso. Então estou aqui propondo uma força tarefa e também pedir a população que nos ajude limpando suas casa e quintais, fiscalizando os vizinhos, suas ruas e bairros e, caso necessário, denunciar para nossa equipe de endemias se tiver suspeita de algum foco do mosquito”, pediu a prefeita.

A secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves da Silva Araújo, informou que vai compartilhar com todos os envolvidos o plano de ações que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro e que envolve, não só a superintendências de Vigilância em Saúde, como a Atenção Básica e a Atenção Especializada, com as unidades de urgência e emergência.

“Amanhã damos início às ações que vão integrar mutirões com os agentes de endemias e saúde, de limpeza, comunicação sonora e visual nas comunidades e em todas as mídias, entrevistas com os veículos de comunicação, distribuição de panfletos com as informações para prevenção e busca pelo serviço de saúde. Além disso, vamos envolver a Secretaria de Educação com os alunos que serão multiplicadores e fiscais dentro de suas casas e comunidades”, detalhou.

Ficou definida a criação de um grupo de trabalho com todos os órgãos e instituições para que juntos, possam contribuir no plano de ação do município. Participaram também da reunião, os vereadores Neguinha da Santa Casa, Renato Brandão e Gleidson Azevedo.

Situação de dengue na Bahia

De acordo com informações da Sesab, a Bahia registrou mais de 23.450 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro de 2024, apontando um aumento de 179% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, ⁠64 cidades foram declaradas em epidemia, com destaque para a região Sudoeste. Até o momento, oito óbitos foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito nos municípios de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barra do Choça.

 

Ascom/Sesau

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome