Após reclamação de usuária, SESAU se manifesta sobre atendimento médico na UBS de Capim de Raiz, em Juazeiro

0

Em nota enviada ao Portal Preto no Branco, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, na região Norte da Bahia, se manifestou sobre a reclamação de uma usuária da Unidade Básica de Capim de Raiz, no distrito do Salitre, em relação a dificuldade para conseguir atendimento médico.

A Sesau informou que, “como organização da unidade e em diálogo com a comunidade, foi implementado o agendamento prévio de 8 usuários por dia para atendimento médico e vagas para atendimento espontâneo, ou seja, diariamente, além das vagas agendadas, também há atendimento que ocorre sem agendamento. Inclusive, no dia em que houve a queixa, a profissional médica da unidade realizou 18 consultas, destas 8 tinham sido pré-agendadas e 10 consultas foram por demanda espontânea. Reitera-se que o desconhecimento da usuária sobre o dia de agendamento da unidade (segunda-feira e sexta-feira) é uma situação temporária que ocorreu devido à recente mudança dos dias de agendamento, decidida em reunião no dia 26 de fevereiro de 2024. Compreende-se que não houve tempo hábil para que toda a comunidade fosse orientada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) sobre este aspecto. Entretanto, ressalta-se que a meta estabelecida pela equipe é de que em 10 dias toda a comunidade esteja ciente da alteração”.

Reclamação

Em contato com o Portal Preto no Branco na sexta-feira (01), a usuária Stefany, reclamou que o número de vagas e o horário de atendimento na UBS não têm sido suficientes.

“Estamos com problema com atendimento e marcação de consultas na UBS de Capim de Raiz, no Salitre. Só está tendo marcação para apenas 8 pessoas e o posto daqui só fica aberto até meio-dia. Por conta disso, o pessoal tem que chegar às 3 h da madrugada para conseguir uma vaga. Além disso, os agentes de saúde não avisam que dia vai ter a marcação. Hoje mesmo teve marcação e quase ninguém sabia. Moro ao lado do posto e tenho exames meu e do meu filho para mostrar à médica e não fui marcar porque não fui avisada de que tinha marcação hoje. Para conseguir uma consulta é um sacrifício e na maioria das vezes não conseguimos”, reclamou a usuária na ocasião.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome