Com dois nódulos no seio esquerdo, a paciente Patrícia Maria está enfrentando dificuldades para conseguir ser avaliada por um médico especialista na Policlínica Municipal de Juazeiro, na região Norte da Bahia. De acordo com ela, o atendimento já foi desmarcado por quatro vezes, devido a ausência do profissional na unidade.
“Eu preciso fazer avaliação com ultrassom mamária anualmente. Porém, desde janeiro deste ano que tento fazer essa ultrassom mamária na Policlínica Municipal, mas o médico nunca aparece. A primeira consulta seria no dia 22/01/2024, mas como ele não apareceu e remarcaram para o dia 05 /02/2024. Nesta data estive lá novamente e fui informado que não havia comparecido mais uma vez, e remarcaram o atendimento para o dia 04/04/2024, hoje. Porém, chegando lá, informaram que ele também não tinha ido e remarcaram mais uma vez para o dia 11/04/2024. Quatro datas só remarcando e nada do médico aparecer. E eu, como eu fico? Todo mês deixo de ir trabalhar para ir fazer o exame e nada. O médico está ganhando às nossas custas, sem nem realizar os procedimentos. Toda vez é uma desculpa. Isso é um descaso, uma falta de respeito. Eu não aguento mais!”, desabafou a usuária.
Encaminhamos a denúncia para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta , a Sesau informou que “no dia 22 de janeiro, foi necessário realizar a remarcação dos pacientes agendados para o exame de ultrassonografia mamária para o dia 05 de fevereiro. Na data agendada, o médico compareceu à Policlínica e realizou os exames, contudo, apesar da paciente citada estar na lista de agendamentos, não há registros do seu comparecimento à unidade. Quanto à ausência do médico nesta segunda-feira (04), ela se deu por problemas de saúde do profissional que, inclusive, apresentou atestado médico para justificar o seu não comparecimento”.
Redação PNB



