Moradores alertam sobre propriedade abandonada no bairro João XXIII, em Juazeiro; prefeitura responde

0

Moradores do João XXIII, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco nesta terça-feira (05) e chamaram atenção para um imóvel abandonado no bairro. Preocupados com o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, eles alertam que o local está tomado pelo mato.

 

“Aqui no bairro João XXIII tem uma propriedade onde há muitos anos funcionou a antiga Seinfra, mas hoje está fechada, com o mato tomando conta. A gente já imagina que lá dentro está cheio de focos do mosquito-da-dengue. Por isso, nós moradores aqui do bairro João XXIII, principalmente os que moram próximo a essa propriedade, estamos bastante preocupados com o avanço da dengue. Então, cobramos às autoridades competentes, aos proprietários, que venham urgentemente fazer uma limpeza nessa propriedade”, pedem.

Encaminhamos a cobrança para a Secretaria de Saúde. Em nota, a SESAU informou que “o Núcleo de Endemias foi acionado e vai encaminhar as equipes para verificar todas as ocorrências mencionadas. É importante reforçar que a população pode denunciar imóveis e terrenos baldios com possíveis focos de Aedes aegypti pelo Dengue ZAP (74) 99945 – 5371. É fundamental que as pessoas informem dados importantes como o endereço completo com nome da rua, bairro, número do imóvel e ponto de referência. As equipes irão ao local informado em até 24h. O ‘Dengue Zap’ está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número é exclusivo para mensagens via WhatsApp. O Núcleo de Endemias por meio do Dengue ZAP além de atuar no controle das arboviroses e de outras doenças como chagas, leishmaniose e malária”.

O PNB também encaminhou a situação para a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano. Em resposta, a Semaurb informou que “vai enviar uma equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) para notificar o proprietário de terreno baldio por descumprimento das normas de limpeza e manutenção. Caso não seja cumprido, ele receberá um auto de infração com multa. A Semaurb ressalta que é responsabilidade dos proprietários a limpeza e manutenção dos terrenos baldios. A equipe de fiscalização realiza vistorias regulares em toda a cidade para identificar terrenos que estejam em desacordo com as normas e notificar os responsáveis”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome