Um casal que reside em Juazeiro, na região Norte da Bahia, está enfrentando dificuldades para conseguir vacinar o filho nascido há 29 dias com a vacina BCG. O imunizante protege contra a tuberculose e principalmente contra as formas mais graves da doença, podendo evitar mortes e sequelas nas crianças.
Em contato com o Portal Preto no Branco nesta quinta-feira (07), o casal informou que somente nessa quarta-feira (06) esteve em quatro Unidades Básicas de Saúde do município, mas não conseguiu vacinar o recém-nascido.
“Nosso filho é recém-nascido e não estamos conseguindo vacina-lo com a vacina BCG. Primeiro fomos à UBS do Dom Tomaz, bairro onde a gente mora, mas lá disseram que não tem a vacina. De lá, fomos à UBS do CSU, e também não tem. Mandaram a gente procurar a UBS do Alto Cruzeiro e disseram que lá a vacinação está suspensa há tempos, e que os pontinhos estão sabendo estão sabendo, e não nos informaram. A gente ficou rodando com um recém-nascido em busca de vacina. Quando a gente chegou em casa, soubemos que na UBS do bairro Itaberaba tem a vacina e fomos até lá. A gente chegou lá às 16h20 e fomos informados de que a vacinadora tinha saído para comprar algo em um comércio do bairro. Quando ela retornou, ela falou que a vacinação já tinha encerrado e que não ia mais abrir as vacinas, sendo que a UBS só fecha às 17h. Então, eu acho uma falta de respeito, porque chegamos lá faltando 40 minutos para encerrar o expediente e ela não quis atender a gente, e ainda falou que agora vacinação só segunda-feira (11)”, reclamam.
Os pais da criança reforçaram ainda que estão preocupados com a saúde do filho e cobram providências a Secretaria de Saúde.
“Fomos em quatro UBS’S ontem, só rodando em Juazeiro. O negócio está difícil em Juazeiro em relação à saúde. Desde que meu filho nasceu, estou tentando vacinar ele, mas quando tem a vacina, não tem vacinadora ou até mesmo não tem seringa. Quando tem a vacinadora, não tem a vacina. Isso é grave. É uma falta de respeito com a criança recém-nascida. Meu filho nasceu dia 29, estou preocupada, pois até agora ele não foi vacinado”, acrescentam.
Ainda em busca da vacina, o casal procurou hoje a UBS do bairro Dom José Rodrigues, mas também não conseguiu imunizar o filho.
“Lá disseram que como meu filho tomou a vacina da Hepatite B no dia 4/03, ele só poderá tomar a vacina da BGC após 15 dias. Explicaram que era para ele ter tomado as duas vacinas juntas, mas ninguém nos informou sobre. Na UBS do bairro Dom Tomaz, onde ele tomou a vacina da Hepatite B, só nos mandaram procurar outra UBS, mas não explicaram que se ele não tomasse naquele dia, teríamos que esperar por 15 dias. Uma verdadeira falta de comunicação e respeito, pois fizeram a gente se desgastar atrás de vacina e se estressar. Era só ter comunicação”, concluíram.
Encaminhamos as reclamações para a Secretaria de Saúde de Juazeiro e aguardamos uma resposta.
Redação PNB




[…] Casal procura cinco UBS’S de Juazeiro e não consegue vacinar filho recém-nascido com a vacin… […]