A distribuição de vacinas para as Unidades Básicas de Saúde do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, está sendo prejudicada por falta de transporte. A denúncia chegou ao Portal Preto no Branco nesta terça-feira (19).
Conforme uma fonte, há meses a gestão municipal não vem disponibilizando de forma regular veículos para transportar as vacinas do centro de distribuição para as UBS’s. De acordo com a denúncia, raramente há carro disponível, e quando aparece é um veículo velho que não tem ar-condicionado e não oferece condições de trabalho, já que as vacinas precisam ser transportadas na temperatura correta.
O denunciante finalizou destacando que já passou da hora da prefeitura providenciar um veículo específico, correto para transportar as vacinas e fazer as entregas nas UBS’S.
Segundo apuração feita pelo PNB, a distribuição das vacinas é feita pelo Núcleo Regional de Saúde-Norte, porém, a maioria dos imunizantes fica sob responsabilidade da gestão municipal.
Encaminhamos a situação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta , a SESAU informou que “vem otimizando todos os serviços de saúde e que a distribuição das vacinas ocorre de forma programada pelo setor, sem prejuízos para a população. O abastecendo das unidades é realizado, conforme cronograma da Rede de Frios. A Sesau se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos”.
Redação PNB



