Após usuários da Unidade Básica de Saúde da comunidade de Capim de Raiz reclamarem da suspensão da vacinação na UBS devido a falta de ar-condicionado, a Secretaria de Saúde enviou uma nota ao Portal Preto no Branco.
A SESAU declarou que “lamenta o transtorno vivenciado pela população atendida pela Unidade Básica de Saúde de Capim de Raiz e informa que o conserto do ar condicionado desta unidade está no cronograma do setor de manutenções. A Sesau se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos”.
Reclamação
“O posto de saúde Capim de Raiz está há meses sem ar-condicionado na sala de vacina. Todos os dias a equipe traz e leva as vacinas de volta por falta do ar-condicionado na sala. Precisamos vacinar nossas crianças e idosos, mas a prefeitura dificulta, quando deveria facilitar,” criticou outra usuária.
Outras reclamações
Usuários de diversas Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro, Norte da Bahia, continuam procurando o PNB para reclamar da dificuldade de acessar vacinas na rede pública. Do centro aos bairros mais distantes e também na zona rural, a imunização não está ocorrendo devido a falta de climatização nas salas de vacinação, pois os ares condicionados estão sem funcionar, segundo os relatos.
Uma usuária do Centro de Saúde do bairro Angari protestou: “Como não há imunização nesta unidade que é a mais acessível a quem mora no centro e locais adjacentes? Neste posto sempre houve vacinação. Fomos informados que o ar está quebrado e as vacinas precisam ser armazenadas em uma temperatura adequada. Falta de noção total desta gestão da saúde, pois inventam umas tais UBSs de referência que são distantes, prejudicando a vacinação de quem precisa,” reclamou.
Na segunda-feira (25) recebemos a mesma reclamação de usuárias das UBSs dos Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3 e também do Parque Residencial.
“Procurei a UBS para vacinar minha filha e recebi a informação de que não está havendo imunização na unidade, pois o ar condicionado da sala de vacinação está quebrado, está sem funcionar, ” relatou uma mãe que mora o Residencial Juazeiro III.
“O Parque Residencial está sem vacinação. Motivo: ar condicionado sem funcionar e já há algum tempo. Estão fazendo propaganda de vacinação e aqui nada. Temos vacinador, porém impossibilitado de trabalhar,” disse Edileuza Serafim, do Parque Residencial.
Vacinação contra a influenza
A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que a partir desta segunda-feira, dia 25, iniciou a vacinação contra a influenza em Juazeiro e lista as unidades localizadas nos seis distritos sanitários que cobrem a sede e interior. No total dia são 48 unidades com salas de vacina e vacinadores à disposição da população.
Segue a lista:
Distrito 1:
* UBS Santo Antônio
* UBS Palmares
* UBS Penha/Jardim Vitória
* UBS Argemiro
* UBS Jardim Flórida
* UBS Quide
* UBS Maringá
* UBS Argemiro (Piranga I,II e Codevasf)
Distrito 2:
– CSU
– CAIC
– Mairi
– João XXIII
– Dom José Rodrigues
– Dom Thomaz
– Alto da Aliança
Distrito 3:
– Itaberaba
– João Paulo II
– Tabuleiro
Distrito 4:
– São Geraldo
– Alagadiço
– Angari
– Alto da Maravilha
– Novo Encontro
– Alto do Cruzeiro
Distrito 5:
– Jardim Primavera
– Pinhões
– Goiabeira
– Junco
– Carnaíba
– Massaroca
– Abóbora
– Poções
– Capim de Raiz
– Lagoa do Salitre
Distrito 6:
– Conchas
– Itamotinga A
– Itamotinga B
– Mandacaru I
– Maniçoba II
– Mandacaru II
– Maniçoba IA
– Maniçoba IB
– NH2
– NH3
– NH4
Redação PNB



