Inscrições para o I Festival de Documentários Cine Proa terminam neste domingo (23)

0

Terminam neste domingo (23), as inscrições para o I Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco. O projeto, realizado pela Abajur Soluções Artísticas, consiste em uma mostra não-competitiva dedicada exclusivamente ao gênero documentário. Os interessados podem se inscrever gratuitamente com filmes em curta ou média-metragem, finalizados a partir de janeiro de 2021. Para participar, basta preencher o formulário eletrônico disponível no site oficial do Festival: www.cineproa.com.br.

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através da Lei Paulo Gustavo (LPG), e com o apoio da Prefeitura de Petrolina, o Cine Proa busca fortalecer a produção e difusão de documentários, o debate e o intercâmbio entre os produtores desse gênero audiovisual. “Documentários informam, engajam, estimulam reflexões na sociedade, mobilizam ações e preservam a história e a memória do nosso território. Foi pensando nisso que o Cine Proa nasceu, como uma forma de promover essa linguagem e atrair novos públicos para os debates que emergem dessa tradição”, revela o idealizador e coordenador técnico do projeto, Fernando Pereira.

O Festival acontecerá de 9 a 13 de outubro, em Orocó (PE) e Petrolina (PE), com uma programação gratuita e acessível, incluindo exibições, discussões e atividades formativas. “Esse é o primeiro Festival promovido pela Abajur Soluções e nosso objetivo é criar uma janela de exibição que contribua para a afirmação e renovação da tradição documental no interior de Pernambuco. Estamos bem empolgados e convidamos todos a celebrarem com a gente a primeira edição do Cine Proa”, acrescenta Camila Rodrigues, produtora do Festival.

Seleção e Premiação

Os filmes inscritos devem ter sido produzidos em Pernambuco e podem estar em qualquer formato, incluindo vídeos feitos com celulares, câmeras digitais e em película 16mm e 35mm, com duração máxima de 29 min para curtas-metragens e o tempo de 30 a 59 min para médias-metragens. Além disso, as obras devem estar dispostas no YouTube, Vimeo ou outro provedor de aplicação de conteúdo público, em formato digital, com a indicação do endereço (link) da plataforma no formulário de inscrição, para acesso e visualização dos curadores.

A seleção dos filmes será realizada por uma comissão de curadores e os títulos escolhidos serão divulgados, oficialmente, no dia 15 de agosto de 2024. A premiação dos vídeos habilitados para a mostra será feita por filme selecionado, de acordo com a sua categoria: R$ 300 para curta-metragem e R$ 500 para média-metragem. Para mais informações sobre o Festival, basta acessar o regulamento da mostra, disponível no site oficial do projeto, ou na página do Cine Proa no Instagram (@cineproa).

Ficha Técnica do Projeto

Coordenação técnica e programação: Fernando Pereira

Produção e produção executiva: Camila Rodrigues

Apoio: SEDUCE – Prefeitura de Petrolina-PE

Incentivo: Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura/Governo Federal/Governo de Pernambuco

Assessoria de comunicação: Eneida Trindade

Programação Visual: Giovane Peixoto

Realização: Abajur Soluções Artísticas

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome