Durante a quarta-feira (26), aconteceu no auditório do Memorial da CHESF, o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Sobradinho- BA. Com o tema, “Avaliando Conquistas e Identificando Desafios”, o evento teve como principal objetivo expor de forma intersetorializada, os avanços e desafios do município na caminhada para a garantia do desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.
A realização desse 2º Fórum Comunitário é de caráter obrigatório para a conquista do Selo UNICEF, uma certificação internacional que reconhece os municípios que investem em políticas públicas para os direitos e o bem-estar das crianças e adolescentes.
O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Comitê Intersetorial do Selo UNICEF, e pela Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio das demais secretarias municipais.
“Agradecemos o apoio da gestão na organização do evento. O prefeito Cleivynho novamente se coloca como um prefeito amigo das nossas crianças e adolescentes, pois com a realização desse fórum a prefeitura cumpre a agenda de valorização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município. Eu fico muito contente em ver a participação efetiva da sociedade civil aqui, pois é muito importante a presença de todos”, afirmou a presidente do CMDCA, Tania Marques.
No decorrer do Fórum, que reuniu representantes da sociedade de Sobradinho, cada secretaria apresentou os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1º Fórum Comunitário. Nesse plano, haviam sido traçadas as metas para a Educação, Saúde e Assistência Social, áreas as quais, ao longo dos últimos três anos e meio, cumpriram atividades pré-estabelecidas pela metodologia de certificação do Selo UNICEF.
“Estamos na reta final desse processo rumo à certificação para o Selo UNICEF. Três anos e meio de muito trabalho e ações em busca de cumprirmos cada uma das metas pré-estabelecidas, desde 2021, quando junto conosco, o Prefeito Cleivynho se comprometeu a aderir ao Selo, não somente pelo selo em si, mas para garantir direitos aos meninos e meninas. É por tudo isso que avançamos nesse 2º fórum, fase final para a devolutiva à sociedade. O Selo UNICEF é uma iniciativa de louvores. Através do trabalho intersetorial entre as secretarias pretendemos conquistá-lo”, complementou a Secretária de Educação e Articuladora do Selo UNICEF, em Sobradinho, Ducilene Kestering.
Os jovens da BAMMUS – Banda Marcial Municipal de Sobradinho, comandada pelo maestro Eudes Zambai, fizeram uma intervenção teatral.
Com efetiva participação da sociedade, estiveram presentes no evento representantes da comunidade de povos tradicionais de matrizes africanas, gestores escolares, professores, representantes dos estudantes das escolas municipais, do Nuca – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, membros do Conselho Tutelar, entre outras entidades da sociedade civil.
Também participaram do evento, a Secretária de Saúde e Mobilizadora do selo, Josefa Moreira, o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Raimundo Nonato Buda, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Patrick Carvalho, o Chefe de Gabinete, Joselito Macedo, e os Vereadores Judivan Ramalho e Caul Senna, além de representantes das forças de segurança pública, a Delegada Fernanda Maia e a Aspirante Tenente PM, Marina Oliveira.
Ascom/PMS