Em nota, Polícia Militar da Bahia diz que irá apurar denúncia de agressão policial em Maniçoba, zona rural deJuazeiro

0

Após um grupo de moradores divulgar uma nota em repúdio, denunciando uma suposta agressão policial sofrida por motociclistas durante ação da 74º CIPM/Rural na tradicional Festa dos Colonos de Maniçoba, em Juazeiro, Norte da Bahia, a Polícia Militar da Bahia se manifestou.

Em nota enviada ao PNB, a PM informou que “nos dias 19, 20 e 21 de julho, a 74ª CIPM realizou o policiamento de um evento ocorrido no distrito de Maniçoba, em Juazeiro. Durante as festividades, foram realizadas apreensões de motocicletas irregulares, notificações de veículos e conduções à delegacia por direção perigosa. Em relação às denúncias contra policiais que atuaram na ocasião, o comando da unidade esclarece que o fato será apurado”.

Denúncia

De acordo com a denúncia, os participantes foram agredidos e ameaçados antes mesmo de apresentarem as documentações devidas, causando confusão e acidentes.

A nota diz ainda que alguns motociclistas precisaram ser socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os denunciantes finalizam exigindo que as autoridades competentes tomem medidas imediatas para investigar o caso.

Veja a nota na íntegra:

Nota de repúdio:

“Filhos e netos de colonos foram agredidos por policiais militares da 74º CIPM/Rural ao participarem da Alvorada Tradicional em Maniçoba, a qual já existe a 42 anos.

Tudo aconteceu devido os participantes usarem descargas cerradas nas motos, o que também já é tradição do local. Na hora da abordagem policial, os motoqueiros foram tratados igual a bandidos, apanhando antes de apresentarem as documentações devidas, causando confusão e acidentes pelos próprios policiais.

Além disso, pessoas nas portas de suas casas foram agredidas, só pelo fato da moto estar estacionada com a descarga cerrada, em frente as suas residências. Abusando de poder, tirando foto da pessoa agredida pedindo que não divulgasse, como forma de ameaça e ameaçando de entrar na casa para espancar mais pessoas. Teve gente que parou na UPA pelos tais espancamentos, segundo informações de moradores que presenciaram esses fatos ocorridos.

Nós, moradores do Perímetro Irrigado de Maniçoba, Juazeiro-BA, manifestamos nosso mais profundo repúdio ao recente episódio de abuso de poder de autoridade e violência perpetrado pela Polícia Militar da BA contra a nossa comunidade em Maniçoba.

Exigimos que as autoridades competentes tomem medidas imediatas para investigar este episódio de abuso de poder e punir os responsáveis por tais abusos, o qual deixou a comunidade em pânico. É imprescindível que a Polícia Militar da Bahia se comprometa a rever suas práticas e procedimentos, buscando sempre o respeito aos direitos humanos e à cidadania”

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome