No início da manhã desta quinta-feira (25), o Portal Preto no Branco recebeu fotos e vídeos que denunciam uma demanda reprimida e também a precariedade no sistema de saúde pública no município de Juazeiro, na região Norte da Bahia. Em busca de agendamentos de exames e procedimentos, usuários chegaram a pernoitar na porta da Secretaria de Saúde.
Em uma das imagens enviadas para a nossa redação, aparecem pessoas dormindo em frente à sede da SESAU, para conseguirem pegar uma ficha de atendimento.
“Humanização nada, é sempre essa humilhação para conseguirmos ter acesso a serviços pelos quais temos direito. O número de fichas não é suficiente para a quantidade de usuários que estão necessitando de algum atendimento. Muitas vezes a gente chega aqui cedo e não consegue pegar uma ficha, por conta disso, algumas pessoas estão vindo dormir aqui. É uma situação deprimente”, criticou uma usuária.
Outra usuária lembrou de uma promessa de campanha da atual gestora sobre informatizar o sistema de marcação: “O mandato está acabando e a situação ficou bem pior do que era na gestão passada. Não informatizou, não humanizou o atendimento e o massacre é grande quando precisamos de uma consulta”, observou.
Outras imagens mostram uma grande fila que se formou no local, onde os usuários, muitos deles idosos e pessoas com alguma comorbidade, aguardam por horas sem o mínimo de conforto.
“Esse problema não é de hoje e também não é segredo para ninguém. A gestão municipal sabe que essa situação acontece constantemente e até hoje não adotou nenhuma providência. Nada mudou e parece que não é de interesse da prefeitura promover essa mudança. Com isso, quem sofre é a população”, declarou outro usuário.
Encaminhamos as reclamações para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em nota, a SESAU informou que “lamenta o transtorno e informa que a entrega das fichas iniciou às 5h30 e às 7h já não havia mais fila, pois todos já estavam acomodados dentro da Secretaria. O número de fichas distribuídas obedece às normas de segurança sobre a lotação permitida no local. A Sesau se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos”.
Redação PNB
Junta a madrasta Suzana com a SESAU KKK um engodo só. Espero que o povo se lembre desses fatos nas urnas quando estiver votando.
O nariz da Pinóquia tá chegando na China.