O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou neste domingo(4), que considera convocar o comitê de emergência da entidade para analisar o cenário de surto de mpox (varíola dos macacos) na África.
“À medida em que uma variante mais mortal da mpox se espalha por diversos países africanos, a OMS, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África, governos locais e parceiros intensificam suas respostas para interromper a transmissão da doença”, escreveu Adhanom em sua conta na rede social X.
“Estou considerando convocar o Comitê de Emergência de Regulamentos Sanitários para me aconselhar sobre se o surto de mpox deve ser declarado uma emergência em saúde pública de interesse internacional”, completou o diretor da OMS.
Segundo publicação da Ag?ncia Brasil, a declaração de Tedros chega após a OMS emitir um alerta para uma variante mais perigosa da mpox. De acordo com a organização de saúde, a República Democrática do Congo enfrenta, desde 2022, um surto da doença e a grande transmissão do vírus entre humanos levou a uma mutação até então desconhecida.
Números da instituição mostram que a taxa de letalidade pela nova variante 1b na África Central chega a ser de mais de 10% entre crianças pequenas, enquanto a variante 2b. Já a epidemia global de mpox em 2022, obteve uma taxa de letalidade de menos de 1%. A OMS registrou em junho deste ano mais de 95 mil casos confirmados da doença em 117 países, além de mais de 200 mortes.
Bahia Notícias