A Fundação Hemoba necessita de sangue e convida a população baiana para suprir o estoque de sangue que está em nível crítico para todos os tipos sanguíneos. No momento, os estoques podem atender à demanda hospitalar por um período de um a três dias, sendo que o ideal é manter pelo menos cinco dias de capacidade para garantir uma margem de segurança no atendimento. Com o período de chuvas e de temperaturas mais baixas, que aumenta o índice das doenças respiratórias, há uma diminuição do número de voluntários à doação nas unidades da Hemoba na capital e no interior. Além disso, tem crescido a demanda nas unidades hospitalares da Bahia com a criação de novos leitos e a inclusão de novas solicitações de hemocomponentes na Rede SUS.
Segundo o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, “os doadores de sangue são essenciais para a manutenção dos estoques da Hemoba em níveis seguros e, por conseqüência, para salvar a vida de muitos pacientes que estão nos hospitais precisando dos hemocomponentes para o seu tratamento”. “Venha nos ajudar!”, conclamou Catto. São várias as situações em que as pessoas necessitam da transfusão de sangue ou de plaquetas, como em alguns tipos de cirurgias, no tratamento oncológico, de lesões graves ou outras formas de doenças. Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
Onde doar – Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Unidade móvel – Nesta semana, para reforçar a doação de sangue, principalmente diante do nível baixo do estoque para todos tipos sanguíneos, as unidades móveis da Hemoba atenderão na capital baiana no Salvador Shopping, nos dias 07 e 10/08; no SENAI (Dendezeiros), em 08 e 09/08; no Shopping Itaigara, em 10, 12 e 13/08; e na Secretaria Municipal de Saúde, em Dias D’Ávila, até 09/08. Os atendimentos acontecem ‘de forma espontânea, por ordem de chegada. O hemóvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.
Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Ascom Hemoba Foto Camila Souza/Governo Bahia