O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou na última sexta-feira (9), o lançamento do SOS Voto, serviço destinado ao combate da disseminação de desinformação relacionada ao processo eleitoral nas redes sociais.
A nova ferramenta, que funciona por meio do telefone 1491, é gratuita e está disponível em todo o território nacional. O SOS Voto tem capacidade para atender até mil denúncias por dia.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h. Colaboradores do TSE atendem as ligações e orientam os usuários sobre como registrar denúncias, que podem envolver desde informações incorretas até manipulações de contexto com o intuito de prejudicar a imagem das instituições eleitorais.
Idealizado pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o SOS Voto é uma iniciativa para garantir maior transparência e rapidez no combate à desinformação durante as eleições municipais de 2024.
BNews