A falta de água nas torneiras das residências do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, tem sido uma reclamação recorrente nos últimos dias. Em contato com o Portal Preto no Branco, moradores de diversos bairros reclamam da situação e pedem esclarecimentos ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).
“Nós aqui do bairro Jardim Novo Encontro e adjacências estamos há pelo menos 15 dias sofrendo com a constante falta de água em nossas torneiras. Se quer, somos avisados da interrupção. O calor chegou e não temos água nem para encher os vasos da geladeira. Queremos saber o porquê da falta e, por que não avisam, para podermos nos preparar? Hoje mesmo, já amanhecemos sem água. Aqui era, até bem pouco tempo, um bairro sem problemas com falta de água. O que está acontecendo? No último final de semana, depois que toda a cidade ficou sem água, quando o fornecimento foi restabelecido, ficamos sem poder beber a água que caia nas torneiras, pois estava com um gosto muito ruim. Por conta disso, tivemos que comprar água mineral”, reclamou uma moradora.
A situação se repete no Residencial Praia do Rodeadouro, segundo outra moradora que também entrou em contato com o PNB.
“Já não aguentamos mais essa falta de água constante aqui no Residencial Praia do Rodeadouro. Na sexta-feira (09), depois que faltou água na cidade toda, aguardei a noite toda a água subir para a caixa, o que não aconteceu. Fui dormir achando que no outro dia teria água e nada do mesmo jeito, só tinha ar. Tive que ir para uma chácara para pelo menos ter água para dar banho no meu filho de 8 meses. Na segunda, a água voltou, mas ontem precisei lavar roupa e a água faltou novamente. Até quando vamos passar por isso? Ficaremos mais quantos dias sem água? O que está acontecendo com o SAAE? Querem que a gente pague as contas em dias, porém não têm a responsabilidade de fazer o fornecimento correto”, criticou.
Nossa redação também foi procurada por uma moradora do bairro São Geraldo.
“Gostaria de saber do SAAE o que está acontecendo desde sexta-feira. Não sobe água para a caixa d’água. Está um inferno, ninguém faz mais nada em casa. Hoje coloquei roupa na máquina para lavar e agora faltou água novamente. O pior é que o SAAE não dá nenhuma satisfação à população, mas a conta sabe cobrar. Está horrível desse jeito”, acrescentou.
Encaminhamos as reclamações para o SAAE e aguardamos uma resposta.
Outra reclamação
Nessa terça-feira (13), em contato com o Portal Preto no Branco, o morador Lusivaldo Pereira de Castro reclamou da falta de água no bairro Parque Residencial, em Juazeiro, na região Norte da Bahia. De acordo com ele, a interrupção do fornecimento tem sido constante.
“Eu queria denunciar essa empresa SAE, pela irresponsabilidade que está acontecendo no Parque Residencial. Ficamos sem água na sexta-feira, no sábado e no domingo. A água só chegou na madrugada da segunda-feira, mas à tarde já não tinha mais água. Além disso, falta água praticamente toda noite no bairro, de domingo a domingo. Têm dias que, já à tardinha suspendem o fornecimento de água no bairro. É uma irresponsabilidade e incompetência dessa administração. Não sabemos mais o que fazer. É um negócio sério. A gente paga para receber água e o que recebemos é ar nas torneiras”, criticou.
Encaminhamos a reclamação para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. Em resposta, o SAAE informou que “a falta de água registrada no final de semana foi causada por uma manutenção emergencial que suspendeu o abastecimento em toda a cidade, além de uma queda de energia que também contribuiu para a falta de água. Porém, o sistema nos bairros citados já está normalizado. Caso o problema persista, o SAAE solicita que o usuário encaminhe o número de matrícula para que uma equipe possa realizar verificação e tomar as devidas providências”.
Redação PNB