Falta de manutenção e higienização na Maternidade de Juazeiro volta a ser questionada por acompanhante de paciente: “Baratas, ralos abertos, fechaduras quebradas”

0

 

Além de ratos e aranhas, gestantes e recém-nascidos também estão dividindo espaço com baratas no Hospital Materno Infantil de Juazeiro, na região Norte da Bahia. A denúncia foi enviada ao Portal Preto no Branco pelo acompanhante de uma paciente que teve o parto realizado na maternidade.

Ele criticou ainda a precariedade da estrutura do prédio onde a unidade de saúde funciona e a falta de limpeza no HMI.

“Estive recentemente na maternidade de Juazeiro, onde minha esposa teve seu parto. Chegando lá, o que encontrei foi um cenário de abandono. O hospital está cheio de baratas. Além disso, o banheiro está com ralos abertos, as portas estão com fechaduras quebradas e as macas são velhas, parece até que foram herdadas da antiga Santa Casa de Misericórdia. A limpeza não é feita com constância e os quartos ficam com lixo, como algodão, copos descartáveis e sacos plásticos embaixo das camas”, declarou.

Morador do bairro Quidé, ele também observou a precariedade na Unidade Básica de Saúde do bairro.

“Depois de tudo que presenciei na maternidade, ainda fiquei surpreso com o que vi ao levar meu filho recém-nascido para vacinar na UBS do bairro Quidé. Chegando lá, me deparei com macas cobertas com sacos de lixo. Achei um absurdo. Está faltando material? Para onde está indo à verba da saúde?”, questionou.

Encaminhamos as reclamações para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta sobre a situação do HMI, a SESAU informou que “a dedetização da Maternidade de Juazeiro está dentro do prazo e que a limpeza é realizada diariamente nas unidades, como preconiza a manutenção nos equipamentos de saúde. Sobre a estrutura, a Secretaria esclarece que a Maternidade passou por uma reforma em 2023, com troca de alguns mobiliários e aquisição de equipamentos e outra está prevista ainda para este ano, inclusive para inauguração da Casa de Parto Normal (CPN). A Secretaria se coloca à disposição para mais esclarecimentos”.

Sobre a situação da UBS do bairro Quidé, a SESAU informou que “a unidade de saúde do bairro Quidé está no cronograma para aquisição de novos equipamentos por meio de licitação, assim como da equipe de manutenção. A Sesau está, no momento, com mais de 15 obras em andamento, além de manutenção de todas unidades de saúde do município”.

Relembre

No último sábado (24) uma parturiente reclamou da falta de limpeza e dedetização na maternidade de Juazeiro. Ela, que está internada na maternidade, contou que encontrou aranhas próximo à filha recém-nascida.

“Tive neném no último dia 18 aqui na maternidade de Juazeiro, e minha filha precisou ficar internada para tomar antibióticos durante 10 dias. Com 48h de vida dela, encontrei uma aranha próximo à cabeça dela. Entrei em contato com a enfermeira chefe daqui e falaram que iriam resolver o problema e que eu não divulgasse o ocorrido para não causar “tumulto”. Vieram no quarto, e a diarista tirou apenas uma teia de aranha no meio de várias que estavam próximas à janela. Hoje novamente encontrei outra. Acho isso uma irresponsabilidade sem tamanho, pois é um hospital onde há gestantes, mulheres que acabaram de parir e recém-nascidos. Se alguma aranha tivesse picado minha filha, o que poderia ter acontecido? Há um tempo apareceram ratos aqui na maternidade e agora aranhas. A gestão não faz a limpeza e a dedetização das suas unidades de saúde?”, questionou.

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, a SESAU informou que “todas as unidades especializadas têm um cronograma para dedetização, além da limpeza diária com os profissionais de auxiliar de serviços gerais. A Sesau reforça que está ciente da situação e já está tomando as devidas providências. A secretaria se coloca à disposição para mais esclarecimentos”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome