Quase dois anos após instalação, tomógrafo da UPA de Juazeiro continua sem funcionar; SESAU dá novo prazo

1

 

Há 1 ano e 7 meses o tomógrafo da Unidade de Pronto Atendimento do município de Juazeiro, Norte da Bahia, foi instalado, porém, apesar da importância do equipamento, que pode diagnosticar vários tipos de doenças, até o momento o aparelho não começou a funcionar.

Desde o mês de abril deste ano, o Portal Preto no Branco vem recebendo reclamações e questionamentos de usuários que cobram explicações à Secretaria de Saúde de Juazeiro.

Devido ao não funcionamento do aparelho de tomografia, os pacientes da UPA, quando precisam de exames, precisam ser transferidos para outros hospitais.

“É um desgaste muito grande para o paciente que já está debilitado, ter que ser transferido para outro hospital para fazer uma tomografia, sendo que na UPA tem esse aparelho. Além disso, essa transferência atrasa o diagnóstico e aumenta o risco de morte do paciente. Então, a pergunta que não quer calar é: o que está faltando SESAU? A SESAU só diz que está fazendo os últimos ajustes, mas nunca oferta as condições para a máquina funcionar. De janeiro do ano passa para cá, o equipamento tem sido um verdadeiro elefante branco. Investiram muito dinheiro em um aparelho para deixá-lo parado, acumulando poeira”, criticou um leitor.

Mais uma vez, o PNB entrou em contato com a SESAU em busca de esclarecimentos. Em nota enviada nesta quarta-feira (28), o órgão informou que “o tomógrafo vai iniciar suas atividades no mês de setembro. Toda a equipe de profissionais e médicos radiologistas que vão analisar e emitir laudos de exames de tomografia computadorizada já está aguardando o início da atividade”.

Relembre

No último dia 26 de abril o Portal Preto No Branco publicou reportagem com a cobrança de um leitor sobre o funcionamento do aparelho.

“O tomógrafo foi instalado em janeiro do ano passado e até o momento o aparelho ainda não está em funcionamento. É preciso saber o real motivo, pois os pacientes estão sendo transferidos para Petrolina para realizar uma tomografia, o que leva um tempo e aumenta o risco de morte do paciente. Quando o equipamento foi instalado, disseram que faltava apenas o programa da máquina. Será que esse detalhe ainda não foi providenciado? O que está faltando? Sabemos que essas doenças precisam ser diagnosticadas o mais rápido possível e se esse aparelho estivesse funcionando, iria salvar vidas”, relatou o leitor na ocasião

Em maio, o PNB enviou a denúncia sobre o não funcionamento do aparelho para o Ministério Público e na oportunidade, o órgão informou que havia instaurado um procedimento para apurar o caso e adotar as providências cabíveis.

Em nota julho deste ano, após nova reclamação, a SESAU informou que o tomógrafo estava pronto para operar, faltando apenas alguns trâmites que garantem a eficiência no funcionamento e segurança para os pacientes e profissionais.

Redação PNB 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome