Na expectativa de receberem seus salários até o quinta dia útil de mês, como está previsto na legislação, profissionais de saúde do município de Juazeiro estão sem os pagamentos até esta sexta-feira (13). Eles relatam que a Secretaria de Saúde pagou a alguns e a outros não. Os servidores da UPED-Unidade Pediátrica de Juazeiro e os farmacêuticos, por exemplo, continuam sem os salários do mês.
“Nós, profissionais da UPED-Unidade Pediátrica, até hoje não recebemos nossos salários. Profissionais de outras unidades de saúde e também profissionais do CAPS, SAMU, UPA, Maternidade, entre outros, já receberam menos nos dá UPED. Temos colegas desesperados, pois estão com aluguel, contas atrasadas e nem previsão de pagamento.
Solicitamos que o MP possa intervir, pois todos os meses é a mesma novela para nos pagar”, reclamou um servidor.
“Somos farmacêuticos concursados do município de Juazeiro e estamos há 43 dias sem receber salários. Fomos informados que o atraso ocorreu devido a um bloqueio judicial na conta do município e que dia 12/09 foi que conseguiram uma assinatura do juiz pra desbloquear, porém até hoje ainda não ocorreu pagamento. É revoltante sermos penalizados e sofrermos as consequências de um erro que não é nosso. Fizemos um concurso para termos uma estabilidade e estamos passando por uma situação constrangedora de termos nossos compromissos atrasados. Teremos mais quantos dias sem receber?” questionou um profissional.
Inicialmente, a Secretaria de Saúde, procurada pelo PNB, informou que todos os pagamentos estavam sendo realizados gradativamente.
Novamente procurada pelo PNB, nesta sexta-feira (13), a Sesau admitiu que o atraso foi devido a “questões judiciais”.
“A Secretaria de Saúde de Juazeiro lamenta os transtornos e informa que o atraso de 13 dias para execução dos pagamentos aconteceu por questões judiciais, que já foram resolvidas. Neste momento, a Sesau aguarda a liberação dos recursos e providenciará os pagamentos em seguida”.
Redação PNB