A mãe atípica, Sara Gama da Silva entrou em contato com o Portal Preto no Branco nesta terça-feira (17) para reclamar que está enfrentando dificuldades para conseguir renovar o laudo da filha diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista. Ela conta que esteve na UBS dos Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, no bairro Itaberaba, mas não conseguiu o atendimento.
“Ontem fui ao postinho para pegar uma guia para renovar o laudo da minha filha de 7 anos que tem autismo, para conseguir aposentar ela. Chegando lá, eu passei pelo enfermeiro e expliquei toda a situação. Mas ele me disse que eu teria que voltar ao posto nos dias de consulta para pegar uma ficha. O problema é que eu não tenho como ir lá pegar essa ficha, pois além dela eu também tenho outro filho com deficiência e outra criança pequena em casa. Então, não tenho como sair cedinho para enfrentar uma fila para pegar uma ficha para ser atendida, pois para conseguir uma ficha lá as pessoas precisam praticamente madrugar no posto. Além disso, na hora em que fui ao posto, tinham pouquíssimas pessoas para a médica atender, então eles poderiam ter me encaixado devido à minha situação. Estou indignada com essa situação, pois deveriam facilitar nossas vidas e não dificultar ainda mais”, reclamou a usuária.
Ela também gravou um vídeo relatando a situação. Veja:
Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, a SESAU informou que “a usuária foi acolhida e encaminhada para triagem e, como se tratava de renovação de laudo, foi orientada a agendar uma consulta e retornar à unidade para que seu laudo fosse renovado. A secretaria se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos”