Em contato com o Portal Preto no Branco, o pai de uma recém-nascida de apenas 10 dias reclamou que passou horas aguardando por atendimento para a filha na Unidade Pediátrica de Juazeiro, na região Norte da Bahia. De acordo com ele, a criança estava com suspeita de infecção urinária e só foi atendida após mais de 7 horas de espera.
“O atendimento às crianças está um descaso em Juazeiro. Ontem (30) fui até o hospital da criança com a minha esposa e a minha filha de apenas 10 dias. Chegamos lá às 12h e só fomos atendidos às 19h30. Minha esposa está cirurgiada, pois passou por uma cesária e teve que passar por esse sofrimento. A recepção estava lotada de pessoas esperando para serem atendidas desde a manhã e nada. Só depois que algumas pessoas começaram a reclamar e dizer que ia denunciar é que começaram a chamar as crianças para o atendimento. Falo em nome da minha família e de muitas outras pessoas que estavam lá na mesma situação. É muito doloroso ver muitas crianças, principalmente as recém-nascidas, sofrendo e ninguém fazendo nada. É revoltante”
Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, o órgão alegou alta demanda por atendimentos.
Veja a nota na íntegra:
“A Secretaria de Saúde de Juazeiro lamenta os transtornos, mas, como é possível ver nas imagens, a demora se deve à alta demanda por atendimentos na unidade. Infelizmente, a Unidade Pediátrica (UPED) é o único serviço de referência para o atendimento de crianças, já que o governo do estado da Bahia não disponibiliza uma unidade de saúde que preste assistência a este público. A Sesau vem tomando medidas que amenizem os impactos, como o aumento do número de profissionais escalados para os plantões, que costumam ter um maior número de atendimentos. Vale destacar que os pacientes são pré-avaliados pela equipe de enfermagem, que faz a triagem e classificação dos pacientes, de acordo com o nível de gravidade dos sintomas. Os casos mais graves têm prioridade no atendimento”.
Redação PNB