Moradores do João Paulo II, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar de perturbação do sossego durante um evento político realizado na avenida principal do bairro, na noite dessa terça-feira (01). O ato foi organizado pela Coligação “O Futuro Chegou”, do candidato a prefeito Andrei Gonçalves (MDB) e contou com a presença do ex-deputado e cantor Igor Kanário.
“Gostaríamos de reclamar sobre a perturbação sonora causada pelo arrastão do Kannário no bairro João Paulo II. Só finalizaram às 23h45, passando, inclusive, do horário permitido pela justiça eleitoral. Este tipo de abuso tem que acabar, pois na caça por votos, muitos candidatos desrespeitam os cidadãos. As campanhas devem ser para apresentar propostas e não para para fazer algazarras”, protestou um morador.
Outra moradora contou que parte das brigas ocorreu após o fim do evento.
“As pessoas que não sabem se comportar nos ambientes. Vão para os lugares, não é para se divertir, é para esculhambar. Poderia ser outro candidato ou cantor também e ter a mesma confusão. Eu estava lá e vi que já tinha terminado a passeata do candidato, quando alguns desordeiros começaram a brigar. Graças a Deus não houve nenhum caso grave,” contou uma participante do evento.
Entramos em contato com assessoria de comunicação do candidato em busca de esclarecimentos. Em resposta, coordenação da campanha da Coligação o ‘Futuro Chegou’, declara que lamenta os atos isolados que ocorreram e afirma que respeitou o limite estabelecido pela legislação eleitoral.
Veja na íntegra
NOTA
“A coordenação da campanha da Coligação o ‘Futuro Chegou’, agradece a população que se fez presente nesta terça-feira (1º), no Arrastão do 15, no bairro João Paulo II. O evento contou com a participação especial do ex-deputado federal e cantor Igor Kannário, que arrastou uma multidão pela principal avenida do bairro.
A coordenação da campanha lamenta os atos isolados que ocorreram, enfatizando que, diante da grande quantidade de pessoas presentes, alguns incidentes fogem do controle, apesar de todo o esforço da equipe de organização. A Polícia Militar esteve presente durante a caminhada, buscando restabelecer a ordem quando necessário, reforçando o compromisso com a legalidade e a tranquilidade dos eventos de campanha.
Em relação ao atraso no início do evento, a coordenação esclarece que se deu devido à liberação tardia do voo de Igor Kannário de Salvador para Petrolina. Mesmo assim, foi cumprido o horário legal para realização de atos de campanha, respeitando o limite estabelecido pela legislação eleitoral, que permite atividades até a meia-noite.
Legislação
Art. 39. A realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, não depende de licença da polícia. § 4o A realização de comícios e a utilização de aparelhagens de sonorização fixas são permitidas no horário compreendido entre as 8 (oito) e as 24 (vinte e quatro) horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 (duas) horas”. (Ascom)
Redação PNB