O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), e a ONG Alcance Social de Juazeiro firmaram uma parceria para fazer captação de cabelos visando a confecção de próteses capilares que serão doadas para pacientes em tratamento oncológico no HRJ. Através da campanha, os parceiros esperam contribuir positivamente para elevar a autoestima dessas mulheres.
Quem tiver interesse em participar dessa campanha de solidariedade basta comparecer, neste sábado (9), a partir das 8h, à sede da Organização Não Governamental (ONG) Alcance Social de Juazeiro, localizada na Avenida João Durval Carneiro, 31, no bairro João XXIII, onde serão realizados os cortes de cabelo.
Na ocasião, além do corte de cabelo, outros serviços serão disponibilizados para a população, como aferição de pressão, consultas médicas, psicológicas e com fonoaudiólogo. Também estarão à disposição das pessoas que participarem da campanha alguns serviços de beleza, como design de sobrancelha, manicure e pedicure, entre outros.
Olhar sensível – Apesar de o HRJ não possuir um centro de captação de cabelos para a confecção de perucas, a instituição recebe as doações e encaminha para o setor de voluntariado da OSID, em Salvador, que fica responsável por confeccionar as perucas para doação às pacientes oncológicas. Este ano, no mês de junho, três próteses capilares foram confeccionadas e doadas. Quem quiser doar, basta levar as mechas já higienizadas, de 20 centímetros ou mais, para entrega na Unacon/HRJ, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Contemplada com uma das perucas confeccionadas este ano, Andreia Cardoso Vieira, que faz tratamento oncológico no HRJ, contou emocionada o que este gesto solidário significou para ela: “Durante o processo de tratamento contra o câncer, a gente se sente frágil em todos os sentidos. Perder o cabelo é uma experiência dolorosa e poder contar com esse apoio de nos olhar no espelho e, mesmo que por meio de uma peruca, ver que temos cabelos novamente, ressignifica essa etapa de nossa vida. Muita gratidão à equipe por esse olhar humano para os pacientes”.
Luana Mesquita, coordenadora da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon/HRJ), afirma que ações como esta são relevantes, principalmente no tocante à autoestima das pacientes. “O HRJ/OSID tem sempre um olhar sensível para os pacientes e, perceber como as mulheres ficam abaladas quando perdem seus cabelos, devido ao tratamento quimioterápico, faz com que a gente busque alguma forma de ajudá-las. Hoje, conseguimos possibilitar que estas mulheres resgatem sua autoestima, por meio da doação das próteses capilares”.
Parceria – Nesta campanha de captação de cabelos, o HRJ conta com a parceria da Alcance Social de Juazeiro, uma ONG que surgiu com o objetivo de cuidar de pessoas desamparadas oferecendo, não só assistência, mas também possibilitando seu desenvolvimento pessoal. Esse trabalho, que busca impactar na autonomia das pessoas acolhidas, faz com que elas sejam impulsionadas à conquista do seu trabalho, de mais autonomia e de bem-estar.