Fim de uma era na história da educação de Juazeiro. Após décadas formando crianças e adolescentes, o Colégio Dr. Edson Ribeiro vai finalizar suas atividades.
Pais e responsáveis por alunos da tradicional instituição de ensino foram surpreendidos com um comunicado da direção informando que a partir de 2025 o colégio não vai mais funcionar. Na nota, a direção anuncia ainda que no próximo ano, o Dr. Edson Ribeiro passará a ser Colégio Batista
“Informamos aos senhores pais, que o Colégio Dr. Edson Ribeiro finalizará as suas atividades letivas do ano vigente (2024) honrando com todo o processo proposto em calendário, (atividades avaliativas e entregas de notas). E notifica com grande pesar, que não estaremos funcionando para o ano de 2025. Agradecemos a todos a confiança e parceria dispensados a esta instituição de ensino que tanto contribuiu com a formação dos cidadãos juazeirenses. Ressaltamos o nosso carinho e respeito por todos que por aqui passaram e que deixaram a sua contribuição, muito obrigada! Entendendo a responsabilidade, o respeito e o legado que esta instituição de ensino tem na composição do seu corpo de colaboradores e pedagógico. Parceiros que acreditam em nosso trabalho estarão conosco dando continuidade a este trabalho de excelência educacional que tem impactado e dado resultados! VEM SER CB! Continuaremos com vocês no COLÉGIO BATISTA”.
História
Na década de 50, o médico Dr. Edson Ribeiro, que foi prefeito de Juazeiro, um defensor incansável da educação, fundou o Ginásio do Juazeiro, sendo o seu primeiro diretor. A direção era composta pelo Dr. Ademar Raimundo da Silva, Juiz de Direito da Comarca, como Vice-Diretor; a Professora Lília Café Siqueira, como Secretária e o Sr. José Costa Lima, como Tesoureiro.
Em março de 1950, foi fundada a Escola Normal do Ginásio de Juazeiro, reconhecida pelo governo estadual, por decreto assinado pelo Governador Otávio Mangabeira.
Os primeiros professores do Ginásio de Juazeiro foram os seguintes educadores: Dr. Edson Ribeiro; o Prof. Benedito Ferreira de Araujo, que veio a ser, depois o seu segundo diretor; Profa. Lília Café Siqueira; Profa. Judite Leal Costa; Profa. Delanídia de Oliveira; Profa. Edna de Oliveira Favila; Profa. Edna Garrido Ribeiro; Profa. Ana Oliveira; Profa.Hélia Café Siqueira, Prof. Cândido, Professoras Luzia e Zeneide e tantos outros educadores que contribuíram para a história da instituição que teve ainda como seu terceiro diretor, o Prof. Antonílio da França Cardoso.
Redação PNB