Moradores do Mandacaru 02, em Juazeiro, reclamam de dificuldades em vacinação após troca de profissional na UBS; SESAU promete apurar situação

0

 

Moradores do Projeto Mandacaru 02, na zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar do atendimento oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. A principal reclamação é contra uma profissional recém-contratada.

“A população do Projeto Mandacaru 02 está revoltada. Com o início dessa nova gestão municipal, a vacinadora anterior, que já trabalhava na UBS há quase 10 anos e é moradora da própria comunidade, foi demitida, sem que houvesse nenhum motivo. No lugar da mesma, foi contratada uma nova técnica de enfermagem, moradora de outro povoado, distante do Projeto Mandacaru 02. Desde o início, a população sofreu um impacto grande com essa mudança, porque, diferentemente da técnica anterior, que era a primeira funcionária a chegar na UBS, por morar na vizinhança, e que não colocava empecilho para vacinar a população, essa técnica atual, além de chegar tarde na UBS, tem faltado com frequência”, afirmou a usuária.

A usuária também reclama que a nova profissional estaria limitando o número de vacinações diárias, o que tem causado transtornos principalmente para mães que precisam se deslocar de outras áreas para vacinar seus filhos.

“Ela limita muito o número de vacinações. Muita gente chega no posto e precisa voltar outras vezes porque não consegue atendimento. Isso é um desrespeito, ainda mais com quem vem de longe”, acrescentou.

Diante da situação, os moradores se mobilizaram e organizaram um abaixo assinado pedindo o retorno da antiga funcionária. Segundo os relatos, o documento foi entregue à Secretaria de Saúde do município, mas, segundo a denunciante, o apelo foi ignorado.

“Pedimos que a gestão ouça nosso apelo. Por que tirar uma profissional que era competente, comprometida e moradora da comunidade, para colocar alguém que tem causado tantos transtornos? E por que ignorar um abaixo assinado feito por toda a comunidade?”, questiona outra usuária.

O Portal Preto no Branco encaminhou a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, a SESAU informou em nota que “está ciente da reivindicação apresentada e esclarece que a situação será devidamente apurada, com atenção e respeito tanto às demandas relatadas quanto à profissional citada no caso. A Sesau reitera o compromisso com a transparência, o diálogo aberto e o bem-estar coletivo, princípios que orientam a condução dos serviços públicos de saúde no município. A gestão segue atenta e disponível para acolher, ouvir e qualificar continuamente o cuidado oferecido à população”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome